IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA PARA MANUTENÇÃO DAS Apis mellifera L. NO PERÍODO DE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA – PB.

Autores

  • Anderson Bruno Anacleto de Andrade UFCG
  • Rosilene Agra da Silva UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho identificar entre os apicultores da Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Poço de José de Moura, quais fizeram uso da alimentação artificial energética no período de estiagem. Para realização do levantamento foram entrevistados onze apicultores, que contribuíram informando a quantidade de enxames que possuía na última florada ocorrente, se ocorreu o fornecimento de algum tipo de alimentação artificial no período de seca, e a quantidade atual de enxames no apiário. Os apicultores que fizeram manejo alimentar forneceram alimentação do tipo energética e também disponibilizaram água para as abelhas no período de escassez de alimento, os quais conseguiram manter seus enxames. A maioria dos apicultores não forneceu nenhum tipo de alimentação artificial e enfrentaram um enfraquecimento das colmeias, e principalmente perdas significativas de seus enxames através da enxameação por abandono.

Downloads

Como Citar

Andrade, A. B. A. de, Silva, R. A. da, & Maracajá, P. B. (2013). IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA PARA MANUTENÇÃO DAS Apis mellifera L. NO PERÍODO DE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA – PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 3(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/1929

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>