INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA NA MANUTENÇÃO DE ENXAMES DE Apis mellifera L. DURANTE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB.

Autores

  • Anderson Bruno Anacleto de Andrade UFCG
  • Rosilene Agra da Silva UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG
  • Wellinghton Alves Guedes ufcg
  • Isidro Patricio de Almeida Neto ufcg
  • Antônio Tadeu de Brito Medeiros UFCG
  • Anderson Amaral de Bulhões ufcg

Resumo

O manejo alimentar das colônias é de fundamental importância para que o apicultor não tenha prejuízos na sua atividade. Portanto, objetivou-se identificar entre os apicultores da Associação dos Apicultores do Vale do Rio do Peixe - APIVALE, quais fizeram uso da alimentação artificial energética no período de estiagem e a influência desta alimentação para manutenção e sobrevivência dos seus enxames. O trabalho foi realizado com entrevistas feitas a dez apicultores, que contribuíram informando a quantidade de enxames que possuía na última florada ocorrente, se ocorreu o fornecimento de algum tipo de alimentação artificial no período de seca, e a quantidade atual de enxames no apiário. A maioria dos apicultores forneceu alimentação artificial do tipo energética aos enxames, os apicultores que optaram por não fornecer alimentação artificial em seus apiários, enfrentaram um enfraquecimento das colmeias, e principalmente perdas de enxames através da enxameação por abandono. Os apicultores que forneceram alimentação artificial energética tiveram menores perdas dos seus enxames, e consequentemente diminuindo prejuízos na produção de mel.

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

Andrade, A. B. A. de, Silva, R. A. da, Maracajá, P. B., Guedes, W. A., Almeida Neto, I. P. de, Medeiros, A. T. de B., & Bulhões, A. A. de. (2013). INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL ENERGÉTICA NA MANUTENÇÃO DE ENXAMES DE Apis mellifera L. DURANTE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 3(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/2354

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>