ESTUDO DO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS PSICROTRÓFICAS E MESÓFILAS EM IOGURTE ENRIQUECIDO COM GRÃOS

Autores

  • Soares Elias Rodrigues Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Wiaslan Figueiredo Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda dos Santos Nunes Melo Universidade Federal da Paraíba
  • Everton Viera Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Alfredina Santos Araujo Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Com a crescente mudança nos hábitos alimentares da população, o presente trabalho objetivou desenvolver um iogurte enriquecido com grãos e estudar o crescimento de bactérias psicrotróficas e mesófilas durante o armazenamento isotérmico de refrigeração. O iogurte foi analisado quanto ao número de bactérias psicrotróficas e mesófilas nos tempos 0, 24, 48, 72 e 96 horas de armazenamento isotérmico refrigerado. As contagens apresentaram um crescimento de bactérias psicrotróficas na ordem de 103 a 105 UFC/g e um máximo de 3,60 x 106 UFC/g de bactérias mesófilas. Os resultados das contagens de psicrotróficos e mesófilos indicam deficiências no processamento e na higienização de utensílios, sendo necessário maior rigor no cumprimento das medidas higiênico-sanitárias.

Biografia do Autor

Soares Elias Rodrigues Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. Foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e participou como aluno voluntário do Programa de Estudos e Ações para o Seminárido (PEASA). Foi monitor da disciplina de Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2015-01-13

Como Citar

Lima, S. E. R., Martins, W. F., Melo, F. dos S. N., Silva, E. V., & Araujo, A. S. (2015). ESTUDO DO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS PSICROTRÓFICAS E MESÓFILAS EM IOGURTE ENRIQUECIDO COM GRÃOS. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 4(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/2846

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)