ESTUDO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA

Autores

  • ÁLVARO JOAQUIM SOARES ALVES Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • ITALLO HARLAN REINALDO ALVES GOMES
  • HILBATY ESTEPHANY RODRIGUES DA SILVA
  • RAFAEL DIAS DO NASCIMENTO
  • FERNANDA SILVA DE SOUZA

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo, analisar do ponto de vista etnobotânico, a utilização de plantas medicinais em comunidades rurais do município de Cajazeiras – PB.

A pesquisa foi realizada em comunidades rurais do município de Cajazeiras – PB, no período compreendido entre o dia 09 de novembro e 16 dezembro de 2015. O município Cajazeiras, localiza-se no extremo Oeste da Paraíba, nas coordenadas geográficas 6° 53’ 13” de latitude sul e 38° 23’ 42” de longitude oeste, ocupando uma área de 586,275 km². Está a 298 m de altitude em relação ao nível do mar, com clima do tipo Bsh, quente e seco.  Possui uma população de 57.627 habitantes (IBGE/2008), com densidade demográfica de 97,7/km². O município situa-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, na sub- bacia do Rio do Peixe. As plantas medicinais assumem importância estratégica, uma vez que os conhecimentos acumulados pelas comunidades aliados à baixa renda da população e ao deficiente sistema de saúde oficial.

Publicado

2018-01-17

Como Citar

ALVES, ÁLVARO J. S., GOMES, I. H. R. A., SILVA, H. E. R. D., NASCIMENTO, R. D. D., & SOUZA, F. S. D. (2018). ESTUDO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5375

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)