A ECOTOXICOLOGIA DE SEMENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • MARIA RAQUEL B. DE FREITAS
  • MARIA DE FÁTIMA DE S. GUILHERME
  • JOSÉ LUCAS DOS S. OLIVEIRA
  • PEDRO S. DOS SANTOS
  • EDEVALDO DA SILVA

Resumo

A educação transdisciplinar visa a unificação dos conhecimentos em diversas áreas do saber, tendo em vista a disseminação do conhecimento científico na sociedade. Nesse contexto, a experimentação se sobressai como uma ferramenta pedagógica que auxilia na construção do conhecimento.  O objetivo desta pesquisa é vivenciar a experiência prática dos alunos de Ensino Médio em relação a ecotoxicologia de sementes, visando conhecer o impacto da salinização do solo na agricultura. Foram desenvolvidas atividades experimentais relacionadas ao preparo de soluções e germinação de sementes, reportando os efeitos da salinidade na germinação de sementes de Zea mays L. Destacou-se os prováveis conhecimentos interdisciplinar adquirido pelos alunos na vivência da atividade experimental em ecotoxicologia de sementes, envolvendo as disciplinas: Química, Agronomia, Fisiologia Vegetal, Matemática e Estatística, Computacional (Microsoft Excel). Aos alunos que participaram das atividades propostas foi possibilitado o contato prévio com o mundo da experimentação e pesquisa acadêmica, proporcionando melhora no processo ensino-aprendizagem e instigando a investigação científica e disseminação do conhecimento.

Publicado

2018-01-17

Como Citar

FREITAS, M. R. B. D., GUILHERME, M. D. F. D. S., OLIVEIRA, J. L. D. S., SANTOS, P. S. D., & SILVA, E. D. (2018). A ECOTOXICOLOGIA DE SEMENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5403

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)