ACESSO E ACOLHIMENTO NA PRÁXIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Edicleide Martins da Silva Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP)
  • Eunice Carla dos Santos Guedes
  • Fábio Geraldo de Araujo

Palavras-chave:

Acesso, Acolhimento, Humanização.

Resumo

A partir da necessidade de humanizar o Sistema Único de Saúde (SUS), criou-se em 2003 o HumanizaSUS, para contagiar gestores, trabalhadores e usuários, permitindo um serviço humanizado, primordial ao ser humano. O HumanizaSUS vai além de promover e perdurar à saúde dos indivíduos, o sistema deve garantir um olhar holístico e, não segmentar. Para isso, dentro de suas diretrizes, o acesso e acolhimento são parâmetros de ações importantes na atenção básica, capazes de ampliar a integralidade do cuidado. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a importância do acesso e acolhimento na práxis da Atenção Primária em Saúde. A metodologia escolhida foi a de revisão de Literatura Integrativa, os dados foram coletados nas bases SciELO - Scientific Eletronic Library Online. Conclui-se que mediante as literaturas analisadas a estratégia de acolhimento favorece o acesso aos serviços de saúde, assegurando a reorganização dos serviços com vista a maior resolubilidade durante o atendimento. No entanto, ainda há revés a serem superados e, como ponto notório, temos as barreiras de acesso aos serviços enfrentados pela população. Quanto ao acolhimento, as literaturas consultadas evidenciaram que existem dois vieses: de um lado estão os usuários buscando cuidado integral e resolutivo e, do outro, estão os profissionais que afirmam não conseguir implementar o acolhimento diante dos recursos disponíveis no seu processo de trabalho

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Secretaria Executiva – Brasília: Ministério da Saúde, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS – Política Nacional de Humanização. A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

CAMPOS, G.W.S.; GUERRERO, A.V.P. (orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2010.

CAMELO, M.S. et al. Acolhimento na atenção primária à saúde na ótica de enfermeiros. Acta paul. enferm. [online]. 2016, vol.29, n.4, pp.463-468.

GARUZI M. et al. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144–9.

MEDEIROS, F.A. et al. Acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde: a satisfação do usuário em foco. Rev. Saúde Pública, 2010.

MENEZES, E.L.C. et al. Modos de produzir cuidado e a universalidade do acesso na atenção primária à saúde. Saúde Soc. São Paulo, v.26, n.4, p.888-903, 2017.

MENEZES, R.A., SPERONI, A.V. Os sentidos do Acolhimento: um estudo sobre o acesso à atenção básica em saúde no Rio de Janeiro. Cad. Saúde Colet., 2014, Rio de Janeiro, 22 (4): 380-5

OLIVEIRA, M.M.C. Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre os serviços de atenção primária em Porto Alegre: uma análise agregada. Dissertação de mestrado, 2007.

PIRES, D. E. P. et al. Cargas de trabalho da enfermagem na saúde da família: implicações no acesso universal. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, 2016.

SILVA, T.F., ROMANO, V.F. Sobre o acolhimento: discurso e prática em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro. Saúde Debate (Rio de Janeiro). 2015; 39(05):363-374.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

da Silva, E. M., dos Santos Guedes, E. C., & de Araujo, F. G. (2020). ACESSO E ACOLHIMENTO NA PRÁXIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6844