GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DE SOUSA (1994)

Autores

  • Lindarleyde Maria Pires Lira de Vasconce UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Débia Suênia da Silva Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Gestão democrática, Práticas de gestão, Instituto Federal de Sousa/PB.

Resumo

O presente trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, da Universidade Federal de Campina Grande .  Tem como objetivo analisar as práticas de gestão, que levaram a Escola Agrotécnica Federal de Sousa/PB à outra configuração no período de 1994.  A proposta encaminha-se para identificar as estruturas, bem como o processo de gestão democrática, que iniciou-se no ano de 1994 quando institucionalizou - se o CEFET na cidade de Sousa – PB. A perspectiva metodológica ancora-se nos conceitos de gestão aludidos por Bordignon; Gracindo (2000), Paro (2006), dentre outros. Utilizou-se dois livros como fontes documentais, a saber: “Os Quarenta anos da Escola Agrotécnica Federal de Sousa – Paraíba” (1995), de autoria de João Romão Dantas e “O Tempo Esquadrinhado” (2017), de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho.  Metodologicamente, buscou - se subsídios na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016).  Chegou-se a conclusão que a Escola Agrotécnica Federal de Sousa encaminhou-se para configuração de CEFET e posteriormente, IFPB devido à conjuntura nacional da educação, que se direcionava para tal perspectiva. O cenário de avanços, propiciou um desenrolar de avanços no sentido de tornar a gestão da Escola Agrotécnica Federal de Sousa – Campus de São Gonçalo mais coeso com os princípios e os valores conquistados na luta pela gestão democrática da educação.

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Publicado

2020-03-19

Como Citar

Pires Lira de Vasconce, L. M., & da Silva Sousa, D. S. (2020). GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DE SOUSA (1994). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6861