PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO USO COMERCIAL DA Chlorella vulgaris

Autores

Palavras-chave:

MICROALGA, BIOTECNOLOGIA, BIOMASSA

Resumo

As microalgas têm despertado um interesse crescente dos pesquisadores e das indústrias de vários segmentos pelo apelo ambiental cada vez mais ensejado mundialmente e pela necessidade de se obter melhor proveito de formas renováveis de energia e de utilização de produtos naturais que promovam o ciclo do carbono. Devido à biodiversidade e variabilidade bioquímica destes microrganismos aliada a biotecnologia, tornou-se possível a utilização de microalgas para produção de biocompostos que venham a atender a necessidade urgente de utilização de produtos nas áreas ambientais e da saúde humana. O objetivo desta prospecção foi identificar os principais usos comercias da Chlorella vulgaris, espécie mais citada nas buscas em artigos. Para tanto foram realizadas pesquisas em 03 bases de artigos internacionais e 03 de patentes, duas internacionais e uma nacional. Como resultado, o Brasil, embora figure na 6º posição no mercado depositado, aparece apenas em 12º no ranking dos países que mais investem em P&D nesta temática. E ainda, que as pesquisas explanadas nos artigos relacionam-se ao uso da biomassa de Microalgas centrada em biocombustíveis, enquanto que as patentes exploram seu uso comercial mais fortemente em tecnologias com cerne em nutracêutica/alimentos. Essa constatação de que o Brasil vêm figurando como sexto mercado consumidor e que a área de maior comercialização tenha sido a nutracêutica corrobora com o reduzido investimento em P&D no âmbito nacional e que o apelo pela nutrição humana de maneira paliativa e preventiva ainda seja maior, inclusive em âmbito internacional, do que o apelo ambiental que exige maior investimento para as tecnologias que atuam de forma preditiva e de maneira ambiental e coletiva.

Biografia do Autor

Andreiza Márcia Maia de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Faculdade Figueiredo Costa (2011).É pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, também pela FIC, pós- graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT/UFAL. Doutoranda em Biotecnologia em Recursos Naturais. Atualmente é administradora da Companhia de Saneamento de Alagoas, exercendo a função de Gerente de Qualidade Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, Gestão Pública, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Organizacional e Gestão da Qualidade. Integrante de Grupos de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia; Eletroquímica, Microbiologia; Mineração de Dados.

Carlos Eduardo de Farias Silva, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas atuando em Processos Biotecnológicos no Centro de Tecnologia, especialmente no curso de Engenharia Química. Possui Doutorado em Engenharia Industrial pela Università Degli Studi di Padova, Itália e Mestrado pela Universidade Federal de Alagoas onde também é graduado; ambos em Engenharia Química. Revisor de periódicos, dentre os quais Process Biochemistry, Food and Bioprocess Technologies, Science of the Total Environment, Plant Physiology and Biochemistry e Applied Phycology. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbica, produção de microalgas em fotobioreatores, produção de etanol de primeira, segunda, terceira e quarta geração e fermentação semi-sólida. Participou de estudo por dois anos de biossorventes e sua utilização na remoção de corantes e contaminantes de efluentes da industria têxtil. Há também conhecimento em tecnologia de frutas e hortaliças, atuando em conservação e controle de qualidade em sucos, néctares e concentrados de frutas (polpa de fruta); produção de bebida fermentada e vinagre. Desenvolvendo projetos com etanol de segunda geração a partir de resíduos da fruticultura e etanol de terceira geração com biomassa de microalgas, pretratamento, hidrólise, fermentação e simulação de processo. Tem se engajado no tratamento de efluentes agroindustriais, especialmente, soro do leite; remoção de nitrito e nitrato em águas, produção de enzimas usando macroalgas e tratamento de água produzida; todos os processos utilizando fungos filamentosos e microalgas. Concluiu em Outubro/2018 uma bolsa de pós-doutorado Júnior pelo CNPq para trabalhar com a prospecção microbiológica e enzimática de biomassa macroalgal e fungos filamentosos para aplicações biotecnológicas no Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Recentemente aprovado em concurso para Professor Efetivo Adjunto em Processos Biotecnológicos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Trabalha em parceria a PPGs no contexto de bioprocessos, tratamento de efluentes, produção de biocombustíveis e gestão de qualidade em pequenas e médias empresas: Mestrado em Energia da Biomassa, Mestrado em Engenharia Química (PPGEQ), Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHS), Mestrado em PI e¨TT (PROFNIT) e Doutorado no Renorbio, todos programas da Universidade Federal de Alagoas. Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ), Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHS) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas. Scopus ID: 57191159479 ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-1462-1145 PARLAB SITE: http://parlab.biologia.unipd.it/

Joyce Carolina Lins Guilhermat, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Direito - Bacharelado (2007), especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (2013) pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UFAL. Assistente em administração da Universidade Federal de Alagoas desde 2006, atualmente lotada na Biblioteca Central da UFAL.. Atuou como conciliadora na Justiça Federal de Alagoas e como assessora jurídica na Procuradoria Federal da UFAL. Atuou também como pregoeira e diretora da Divisão Administrativa da Biblioteca Central da UFAL, coordenando especialmente os processos de aquisição/contratação do Sistema de Bibliotecas da UFAL. Tem experiência na área do Direito Administrativo, com foco em licitações e contratos.

Andreia Mácia de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE (1995). Pós graduada em Língua Portuguesa pela UPE. Especialização em Gestão Pùblica pelo IFPE e o curso de Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPE. Bacharel em Administração Pública pela UFAL-Universidade Federal de Alagoas em 2016.Funcionária Pública da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO e PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE.

Karlos Antônio Lisboa Ribeiro Junior, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (UECE)(2012). Pos-Doutorado em Rothamsted Research - Inglaterra no departamento de Biointerações e Proteção de Plantas(2013-2015). Atualmente é pesquisador no Instituto de Química e Biotecnologia vinculado ao programa de Pos doutorado Junior (PD) CNPq. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Química Biológica, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Identificação molecular, Expressão de proteínas em sistemas heterólogos, Química de Produtos naturais, Ecologia Química, Semioquímicos e Controle de insetos vetores.

Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox(2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Oliveira, A. M. M. de, Silva, C. E. de F., Guilhermat, J. C. L., Oliveira, A. M. de, Ribeiro Junior, K. A. L., & Tonholo, J. (2019). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO USO COMERCIAL DA Chlorella vulgaris. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–75. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7289

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)