POTENCIAL BIOTECNOLOGICO DE NITROREDUTASES PROVENIENTES DE Chlorella sp.

Autores

Palavras-chave:

NITROREDUTASE, BIOTECNOLOGIA, ASSIMILAÇÃO DE NITROGÊNIO, CHLORELLA

Resumo

Os contaminantes à base de Nitrogênio continuam a representar uma séria ameaça à saúde humana, devido à sua toxicidade, natureza não biodegradável e acúmulo de altas concentrações nos corpos d'água pelo mundo. Portanto, o desenvolvimento de estratégias para monitorar e restaurar a saúde dos ecossistemas é um grande desafio para os pesquisadores na área Ambiental. As nitrorredutases (NR – Nitrato Redutase e NiR – Nitrito Redutase) compreendem uma família de enzimas dependentes de Alavina adenina Mononucleotideo (FMN) capazes de metabolizar nitrocompostos usando nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD(P)H) como fonte de elétrons. Essas enzimas desempenham um papel central na metabolização de nitrocompostos recebendo grande atenção devido a sua habilidade em mediar a toxicidade desses compostos, tendo aplicações biotecnológicas e importância clínica. Este trabalho analisa o conhecimento e o potencial para o uso de nitroredutases provenientes de espécies do gênero chrorella para aplicações biotecnológicas e ecológicas, com base na literatura cientifica e patentária. Para tanto foram utilizadas bases de buscas como Web of Science, Uniprot e Derwent, onde foram encontrados umas centenas de resultados em artigos e dados relacionados em banco genômico, contudo na pesquisa patentária pode-se observar que o uso de métodos relacionados a nitroredutases ainda são pouco utilizados no mercado, principalmente se oriundos da Chlorella sp.

Biografia do Autor

Andreiza Márcia Maia de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Faculdade Figueiredo Costa (2011).É pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, também pela FIC, pós- graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT/UFAL. Doutoranda em Biotecnologia em Recursos Naturais. Atualmente é administradora da Companhia de Saneamento de Alagoas, exercendo a função de Gerente de Qualidade Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, Gestão Pública, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Organizacional e Gestão da Qualidade. Integrante de Grupos de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia; Eletroquímica, Microbiologia; Mineração de Dados.

Karlos Antônio Lisboa Ribeiro Junior, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (UECE)(2012). Pos-Doutorado em Rothamsted Research - Inglaterra no departamento de Biointerações e Proteção de Plantas(2013-2015). Atualmente é pesquisador no Instituto de Química e Biotecnologia vinculado ao programa de Pos doutorado Junior (PD) CNPq. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Química Biológica, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Identificação molecular, Expressão de proteínas em sistemas heterólogos, Química de Produtos naturais, Ecologia Química, Semioquímicos e Controle de insetos vetores.

Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas

 é Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox(2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Downloads

Publicado

2019-10-20

Como Citar

Oliveira, A. M. M. de, Ribeiro Junior, K. A. L., & Tonholo, J. (2019). POTENCIAL BIOTECNOLOGICO DE NITROREDUTASES PROVENIENTES DE Chlorella sp. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–96. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7288

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)