APICULTURA FÁCIL: PRODUÇÃO DE RAINHA PELO MÉTODO ESPANHOL

Autores

  • Edivaldo Ferreira Pacheco Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosilene Agra da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Rudson Silva e Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Karoline Maria Mendes Dias Universidade Federal de Campina Grande
  • Daniel Casimiro da Silveira Universidade Federal de Campina Grande
  • João Paulo Gomes da Cruz

Palavras-chave:

Apis mellifera, Seleção Massal, Praticidade

Resumo

Existem inúmeros métodos de se produzir rainhas na apicultura moderna, um deles é o Método Espanhol. Este método diferencia dos demais, por não ser necessário a construção de cúpulas, nem da captura de larvas para realizar enxertias na produção de rainhas. Além de muito prático, o método Espanhol pode ser usado para multiplicar e selecionar colmeias campeãs, em procedimento de melhoramento genético. Este sistema produtivo consiste em preparar uma colmeia iniciadora de rainhas, orfanada, com muitas abelhas nutrizes no 4º ao 8º dia de vida, com total ausência de ovos ou larvas. Alimentação abundante de energia (mel) e proteína (pólen) são necessárias. Ao apicultor faz necessária a confecção de uma alça, no formato de uma melgueira, sendo 10 cm de altura, 49 cm de comprimento e 37 cm de largura, que será posicionada encima do ninho, capaz de comportar um quadro de deitado sobre os demais quadros da colmeia numa distância de 3 cm dos quadros do ninho. Esta distância é de suma importância haja vista que as realeiras serão construídas entre o quadro deitado e os quadros da colmeia. Feita a preparação básica do enxame, da colmeia e da alça, cabe ao apicultor selecionar, através da observação das características e comportamento das abelhas (seleção massal), uma colmeia que doará um quadro que contenha o maior número de ovos e de larvas com até três dias. Feita a escolha do quadro, o apicultor poderá ainda escolher o melhor lado do mesmo, com as melhores larvas. Poderá utilizar-se de um pequeno bastão para alargar os alvéolos escolhidos, induzindo as abelhas ao puxamento das realeiras, Feito isso, os alvéolos alargados deverão ficar posicionados para baixo. Este quadro introduzido será a única alternativa para que esta colmeia puxe realeiras. As realeiras podem ser visivelmente avaliadas a partir do terceiro dia.

Biografia do Autor

Rosilene Agra da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Programa de Doutorado Integrado Em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação da flora apícola do nordeste brasileiro; caracterização físico-química e análise sensorial de mel, leite e carnes; sistemas de produção e cadeia produtiva da apicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura; forragicultura.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Pacheco Filho, E. F., Silva, R. A. da, Brito, R. S. e, Dias, K. M. M., Silveira, D. C. da, & Cruz, J. P. G. da. (2019). APICULTURA FÁCIL: PRODUÇÃO DE RAINHA PELO MÉTODO ESPANHOL. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(1), 13. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6933

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>