A gestão social na política territorial com enfoque na agroecologia: Reflexões sobre a assessoria ao CODERVALE

Autores

  • Euriko dos Santos Yogi Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosivaldo Gome de Sá Sobrinho Universidade Federal da Paraíba
  • Maria José Ramos da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7026

Palavras-chave:

Política Territorial, Agroecologia, Vale do Paraíba - CODERVALE

Resumo

A política territorial prevê o diálogo entre as esferas da sociedade civil e governo, para tanto incentiva a formação de colegiados e a discussão em plenárias das demandas, dificuldades e potencialidade de um dado território. Para assessoria técnica, o MDA bolou um edital junto ao CNPq para formação de Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial – NEDET. Dentro das ações previstas a gestão social é ressaltada pela articulação entre atores sociais presentes no território, para tanto é coerente o uso de ferramentas participativas na mediação de atores sociais com interesses distintos. Portanto o objetivo desse trabalho foi discutir a assessoria técnica, vinculada à gestão social ao Colegiado do Vale do Paraíba, o CODERVALE. A discussão sobre os resultados denotam a importância e potencial do uso de ferramentas participativas, mas também revelam a limitação do arranjo institucional para a gestão das equipes de assessoria, a falta de um calendário previamente estabelecido somado ao desinteresse com a abordagem das ferramentas participativas atrapalhou o rumo da assessoria prestada com enfoque na agroecologia e no empoderamento dos atores da sociedade civil.

Biografia do Autor

Euriko dos Santos Yogi, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atuou como agrônomo em projeto extensão rural cujo objetivo era colaborar com a construção do conhecimento, com enfoque na agroecologia, no contexto da comunidade Quilombola Senhor do Bonfim. Possui mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com dissertação na área de políticas públicas e conhecimento tradicional em comunidade quilombola. Trabalhou no projeto dos NEDETs - Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial, atuando na Gestão Social, junto ao MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e Universidade Federal da Paraíba. Foi professor substituto na instituição de ensino UEPB - Universidade Estadual da Paraíba para o curso de agroecologia e Técnico em Agropecuário. Atualmente, doutorando no curso de Extensão Rural e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui experiência com métodos participativos, Agricultura Familiar e Campesinato, Povos e Comunidades Tradicionais, Agroecologia, Assistência Técnica e Extensão Rural contextualizada.

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Yogi, E. dos S., Sá Sobrinho, R. G. de, & Silva, M. J. R. da. (2019). A gestão social na política territorial com enfoque na agroecologia: Reflexões sobre a assessoria ao CODERVALE. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p7026. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7026

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)