TEORES DE METILXANTINAS E TANINOS EM FOLHAS NOVAS DE CULTIVARES DE GUARANAZEIRO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO

Autores

  • Lucio Pereira Santos Embrapa Amazônia Ocidental
  • Flávia Camila Schimpl Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Géssica Aline Nogueira dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Enilson de Barros Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • José Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

CAFEÍNA, TEOBROMINA, EPICATEQUINA, CATEQUINA, FERTILIZAÇÃO, Paullinia cupana.

Resumo

Folhas novas de sete cultivares de guaranazeiro foram coletadas (abril/2019), nos municípios amazonenses Maués, Presidente Figueiredo e Manaus, em dez plantas/cultivar, em cada local, em três diferentes sistemas de produção (sistema de produção Embrapa; sistema de produção adotado pela Jayoro e, sistema de produção integrada). As amostras foram secadas em estufa de ventilação forçada e, a extração e quantificação de cafeína, teobromina, catequina e epicatequina, seguiram metodologia proposta por Schimpl et al. (2014) e Machado et al. (2018). Foi realizada uma Anova de fator duplo sem repetição. Os fatores foram cultivares de guaranazeiro e sistema de produção, com médias de repetição de cultivar e sistema de produção dos municípios de cultivo do guaranazeiro. Não houve diferenças significativas entre as cultivares para os teores de cafeína, teobromina e epicatequina. Por sua vez, a catequina discriminou as cultivares em três grupos; a cultivar BRS CG Amazonas apresentou o maior teor (2,67%), seguida da BRS CG Andirá (1,60%) e do grupo constituído pelas cultivares BRS CG Maués, BRS CG Cereçaporanga, BRS CG Luzeia, BRS CG Mundurucânia e, BRS CG Saterê, não tendo estas cinco últimas diferido entre si. Cafeína e epicatequina não mostraram diferenças entre os Sistemas de Produção, ao passo que, para teobromina, o Sistema de Produção Integrada apresentou o maior teor (5,71%), com os Sistemas de Produção Jayoro e Embrapa em segundo lugar, não diferindo entre si. A catequina revelou um teor mais elevado no Sistema de Produção Embrapa, com os sistemas Produção Integrada e Jayoro em segundo lugar, não diferindo entre si. Essas informações podem contribuir para o entendimento da preferência e não-preferência, como mecanismos de suscetibilidade e resistência, respectivamente, de genótipos de guaranazeiro na relação com os insetos-praga, no processo de herbivoria. Igualmente, pode auxiliar na elucidação da preferência do fungo Colletotrichum guaranicola (Antracnose, principal doença) pelos folíolos das folhas novas.

Biografia do Autor

Lucio Pereira Santos, Embrapa Amazônia Ocidental

Pesquisador "A", Embrapa Amazônia Ocidental. Nutrição mineral e adubação de planatas. Colheita e pós-colheita. Sistemas de produção. Mecanização.

 

Flávia Camila Schimpl, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo (IFAM – CPRF) – Presidente Figueiredo /AM

Géssica Aline Nogueira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical – Universidade Federal do Amazonas – Manaus/AM

Enilson de Barros Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina/MG

José Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus/AM 

Referências

MACHADO, Kamilla Nunes et al. A rapid simultaneous determination of methylxanthines and proanthocyanidins in Brazilian guaraná (Paullinia cupana Kunth.). Food chemistry, v. 239, p. 180-188, 2018.

SCHIMPL, Flávia Camila et al. Molecular and biochemical characterization of caffeine synthase and purine alkaloid concentration in guarana fruit. Phytochemistry, v. 105, p. 25-36, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Santos, L. P., Schimpl, F. C., Santos, G. A. N. dos, Silva, E. de B., & Silva, J. F. da. (2019). TEORES DE METILXANTINAS E TANINOS EM FOLHAS NOVAS DE CULTIVARES DE GUARANAZEIRO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–03. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7107