EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS (COVs) DE OVINOS VISANDO AO CONTROLE DE CULICOIDES

Autores

  • Raisa Rodrigues Santos Rios Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-1012-1055
  • Breno Araujo de Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Sybelle Georgia Mesquita da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Neuriane Cavalcante da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Vitória Regina Viana dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Antônio Euzébio Goulart Santana Universidade Federal de Alagoas
  • Angelina Bossi Fraga Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

BLUETONGUE, COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS, CULICOIDES

Resumo

Os insetos do gênero Culicoides, são considerados pragas por transmitirem doenças de importância veterinária (Bluetongue, Schmallenberg, African Horse Sickness) e humana (Oroupoche), causando vários impactos econômicos, danos à saúde, além de prejudicar o desenvolvimento econômico e social. O controle desses insetos está atualmente limitado a quatro abordagens de controle: mecânica, química, biológica e genética. Os inseticidas são os mais usados principalmente em áreas onde sua ocorrência é maior. Este estudo teve como objetivo identificar os compostos orgânicos voláteis (COVs) que são liberados por ovinos (machos e fêmeas), em busca de um controle alternativo e menos prejudicial ao ambiente, baseado em ecologia química. Para isto, foram capturados os COVs de 12 ovinos mestiços das raças Santa Inês X Dorper, pertencentes ao Instituto Federal de Alagoas, Satuba/AL. Após a captura e extração, os COVs foram submetidos as análises de cromatografia gasosa e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, para sua identificação. Após as análises de todos os perfis cromatográficos dos COVs provenientes dos ovinos estudados, foram identificados 23 COVs pertencentes aos grupos funcionais: alcanos, cetonas e aldeídos. Esses COVs foram comuns a todos os animais. Além disso, as análises indicaram que o número de COVs liberados pelos machos foi superior quando comparado com o número de COVs proveniente das fêmeas, durante o mesmo tempo de análise. Os resultados das análises mostraram a existência de COVs, com potencial de atração de Culicoides dando subsídios à elaboração de iscas para o controle desses insetos.

Biografia do Autor

Raisa Rodrigues Santos Rios, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Zootecnia, mestre em Reprodução animal, com ênfase em Reprodução de pequenos Ruminantes e uso de semioquímicos para indução de cio. Doutoranda, em Biotecnologia, com foco em Ecologia Química.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Rios, R. R. S., Melo, B. A. de, Silva, S. G. M. da, Silva, N. C. da, Santos, V. R. V. dos, Santana, A. E. G., & Fraga, A. B. (2019). EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS (COVs) DE OVINOS VISANDO AO CONTROLE DE CULICOIDES. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–11. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7134

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>