A DIETA DE Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) PODE MODIFICAR O COMPORTAMENTO DE BUSCA DE SEU INIMIGO NATURAL?

Autores

  • Patricia Daniela da Silva Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josué Sant'Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Rodrigues Redaelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Geluse Medrado Caldasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nicolas Marotti Della Casa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Aganaspis pelleranoi, MOSCA-DAS-FRUTAS, CONDICIONAMENTO, CONTROLE BIOLÓGICO

Resumo

Aganaspis pelleranoi (Hymenoptera: Figitidae) é um parasitoide neotropical, agente de controle natural de Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), frequentemente encontrado em pomares de mirtáceas. Apesar da importância deste inimigo naturais, poucos estudos têm sido realizados com o objetivo de avaliar a influência do habitat do hospedeiro do parasitoide, no comportamento de busca do adulto. O objetivo desse trabalho foi avaliar a quimiotaxia de fêmeas de A. pelleranoi oriundas de larvas de A. fraterculus mantidas em dieta artificial e em maçã (Malus domestica Borkh), var. Red delicius. Larvas de 3º ínstar criadas por até duas gerações nestes substratos foram expostas ao parasitismo por A. pelleranoi e, posteriormente, acondicionadas em potes plásticos com areia até a emergência. As fêmeas de quatro a seis dias de idade que emergiram de larvas criadas em dieta artificial (controle) ou em maçã, foram submetidas em olfatômetro Y aos seguintes contrastes: goiaba infestada vs. maçã infestada. Fêmeas de A. pelleranoi de primeira geração provenientes de dieta artificial e de maçã preferiram odores de goiaba. No entanto, as fêmeas provenientes de larvas de A. fraterculus mantidas por duas gerações em maçã modificaram o seu comportamento sendo mais atraídas para os voláteis desse fruto em comparação aos de goiaba. Foi constatado que o comportamento de busca de A. pelleranoi pode ser modificado quando a segunda geração é mantida em larvas que se alimentaram de maçã.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Pires, P. D. da S., Sant’Ana, J., Redaelli, L. R., Caldasso, G. M., & Della Casa, N. M. (2019). A DIETA DE Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) PODE MODIFICAR O COMPORTAMENTO DE BUSCA DE SEU INIMIGO NATURAL?. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), b–61. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7221