Efeitos Benéficos da Própolis no Processo de Regeneração tecidual da Úlcera de Pressão

Resumo

A pele é considerada a primeira barreira de proteção do organismo contra agentes externos, está sujeita a constantes agressões como pressão, traumas mecânicos, físicos, químicos e biológicos, que podem resultar na sua ruptura causando lesões ou perda extensiva do tecido. própolis é uma substância resinosa, elaborada por abelhas a partir de partes de plantas, compreendendo cera, pólen e resinas, além de secreções das glândulas da cabeça das abelhas. é considerado atualmente de maior destaque, conhecido por diversas propriedades biológicas que possui e assim utilizada como antimicrobiano, antioxidante, antiinflamatório, imunomodulador, hipotensor, cicatrizante, anestésico, anticancerígeno, anti-HIV e anticariogênico. Desenvolvimento: A úlcera de pressão é ocasionada devido ao período prolongado de o paciente permanece acamado, isso faz com que os locais propícios venham a contrair uma umidificação, favorecendo o desenvolvimento dessas escaras ou ulceras. Para medir o grau das úlceras de pressão, estudiosos norte americanos construiram um instrumento, onde esse instrumento é observado através de uma escala, onde avalia o risco que a úlcera estabelece ao paciente.Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos, revistas, e trabalhos acadêmicos encontrados em endereços eletrônicos a respeito dos benefícios que a própolis traz para o processo de reparação a uma ulcera de pressão.resultados: Foram 20 pessoas selecionadas, com 22 feridas crônicas de diferentes etiologias, úlceras vasculares diabéticas e por pressão. A utilização da pomada de própolis produziu um efeito analgésico, antibacteriana, antifúngica e entre outras da própolis.  Conclusão: Com isso, identificamos que a própolis é uma medicação natural e que atua eficazmente no processo de reparação tecidual decorrido de uma lesão na pele relacionada a úlceras, particularmente mais conhecidas como escaras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cândido da Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Graduado em Administração; Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Especialista em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco; Mestre pelo PPGSA – UFCG e Mestre em Negócios Internacionais -MUST.
Publicado
2021-01-16
Como Citar
Freitas, M. B. de S., Nóbrega Filho, M. M. de S., Melo, W. F., Freires, M. A. L., Nóbrega, J. C. da S., Maia, T. F., Pereira, M. V. B., & Feitosa, A. do N. A. (2021). Efeitos Benéficos da Própolis no Processo de Regeneração tecidual da Úlcera de Pressão. Informativo Técnico Do Semiárido, 15(1), 222 - 231. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8502
Seção
Artigos