As Revoluções Industriais no avanço de tecnologias inovadoras no desenvolvimento da educação 4.0

  • José Cândido da Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0002-0976-3763
  • Torben Fernandes Maia
  • Mônica Barbosa de Sousa Freitas
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto
  • Clarice Ribeiro Alves Caiana

Resumo

As Revoluções Industriais não podem ser explicadas somente pelas invenções ou descobertas de novas máquinas, fontes de energia, materiais ou métodos, por exemplo. No entanto, estes são fatores fundamentais no desenvolvimento da economia nos últimos dois séculos e meio. Antes já existiam máquinas, como as da imprensa e os moinhos hidráulicos. Contudo, a difusão das máquinas, chamada de maquinismo, caracteriza e diferencia este período em relação aos anteriores. É pertinente enfatizar que a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII foi o grande precursor do capitalismo, ou seja, a passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. É fascinante, como a revolução industrial mudou a vida das pessoas daquela época e como até hoje seus reflexos continuam transformando o nosso dia a dia com a revolução tecnológica. A Primeira Revolução industrial está se referindo ao avanço tecnológico vivido apart do século XVIII na Europa Ocidental entre os anos 1760 a 1850, formando uma relação entre a sociedade e o meio, possibilitando a existência de novas formas de produção que transformou o setor industrial, dando-se início a um novo padrão de consumo. Um dos motivos que ocasionou a Segunda Revolução Industrial foram os fatores relacionados às Revoluções Burguesas, como a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, que ocorreram entre os anos de 1640 e 1850. A terceira Revolução Industrial aconteceu no período após a Segunda Guerra Mundial que houve o desenvolvimento do avanço tecnológico onde passaram abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa revolução é conhecida também como Revolução Técnico-Científico-Internacional.

 

Palavras chaves: Revolução Industrial; tecnologias inovadoras e educação 4.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cândido da Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Graduado em Administração; Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Especialista em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco; Mestre pelo PPGSA – UFCG e Mestre em Negócios Internacionais -MUST.
Publicado
2021-01-19
Como Citar
Nóbrega, J. C. da S., Maia, T. F., Freitas, M. B. de S., Bezerra Neto, F. das C., & Caiana, C. R. A. (2021). As Revoluções Industriais no avanço de tecnologias inovadoras no desenvolvimento da educação 4.0. Informativo Técnico Do Semiárido, 15(1), 232-239. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8506
Seção
Artigos