Sou nativa, sim senhor
DOI:
https://doi.org/10.18378/intesa.v19i1.9110Resumo
A cartilha “Sou nativa, sim senhor” é uma obra educativa que une o encanto da cultura popular à urgência da conscientização ambiental. Com textos rimados no estilo cordel e ilustrações envolventes, apresenta ao público as abelhas nativas do Brasil e sua importância vital na preservação da biodiversidade. Mais do que apenas informar, a cartilha busca sensibilizar e encantar, valorizando a oralidade e a arte nordestina como caminhos para a educação ambiental. O saber científico se entrelaça com a linguagem do povo, promovendo o conhecimento ecológico de forma leve, divertida e acessível. Voltada a estudantes, professores, educadores e leitores de todas as idades, a obra é indicada para uso em salas de aula, feiras de ciências, projetos de extensão e rodas de leitura, dentro de um plano de popularização da ciencia. Uma verdadeira celebração das abelhas nativas, dos biomas brasileiros e dos modos de vida sustentáveis. A cartilha é fruto da parceria entre a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), o INSA (Instituto Nacional do Semiárido) e o GVAA (Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rômulo Pereira Lima de Oliveira, Adrianne Teixeira Barros, Maristela de Fátima Simplício de Santana, Ricardo da Cunha Correia Lima , Camila Vieira de Sousa Gurjão , Patricio Borges Maracajá; Aline Carla de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.