Educação Profissional para jovens e adultos do campo como política pública

Resumo

A Educação Profissional é essencial para que seja possível atingir o desenvolvimento pessoal de
cada pessoa, preparando para o exercício da cidadania e para o trabalho. O desenvolvimento
econômico de uma região também encontra-se no centro das políticas públicas de educação
profissional, onde há uma simbiose entre o perfil de demanda do trabalho pela iniciativa privada e
a oferta de cursos pelas instituições de ensino. A Educação Profissional para Jovens e Adultos do
campo se torna um sopro de esperança para uma população há muito ignorada, que deseja
promover uma ruptura no modelo de gestão que historicamente possui elevada precarização em
sua Educação, com contínuos desinvestimentos e interrupções de políticas públicas, devendo ser
elaborado um novo plano técnico pedagógico no qual existe a preocupação da escola em nutrir
uma participação política e democrática dos seus alunos.

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Biografia do Autor

Athos Cardoso Pereira de Souza, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Especialização em MBA em Gestão Empreendedora e Inovação pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil(2019) Técnico em Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande , Brasil

Liana Bastos Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Especialização em MBA em Gestão Empreendedora e Inovação pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil(2019) Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Campina Grande , Brasil 

Ana Clara Roberto Ramalho de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Graduação em Odontologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, Brasil 

Monica Valeria Barros Pereira , Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Arquiteta pelo Centro Universitario de João Pessoa – UNIPE- Joao Pessoa – PB – Brasil e Pesquisadora do GVAA – Pombal – PB

Janaina de Araujo Almeida, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná,Brasil(2018). Gerente Administrativo Do Tereza Cristina De Araujo F. Silva , Brasil. 

Adriano Cipriano de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Especialização em Saúde Mental pela FASP - Faculdade Sao Francisco da Paraiba, Brasil. Contratado do Centro Especializado em reabilitação,Brasil

Themis Pereira dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Especialização em Direito Previdenciário pelo Faculdades Integradas de Patos, Brasil. Advogada da Prefeitura do Município de Nazarezinho, Brasil .

Rosivaldo Dantas de Araujo, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Especialização em em Geopolítica e história pelo Faculdades Integradas de Patos, Brasil Diretor da Divisão de Compras e Contratos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG , Brasil

Maria Amanda Laurentino Freitas

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras,Brasil(2019) Enfermeira da Prefeitura Municipal de Carrapateira , Brasil

Onireves Monteiro de Castro

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil(2005) Professor da Universidade Federal de Campina Grande , Brasil  

Francivaldo Gomes Moura, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Doutorado em Doutorado - Ciências Jurídico-Sociais pelo Universidad del Museo Social Argentino, Argentina (2013) Professor Efetivo da Universidade Federal de Campina Grande , Brasil

Publicado
2021-08-21
Como Citar
Souza, A. C. P. de, Bezerra, L. B., Andrade, A. C. R. R. de, Pereira , M. V. B., Almeida, J. de A., Sousa, A. C. de, Santos, T. P. dos, Araujo, R. D. de, Freitas, M. A. L., Castro, O. M. de, & Moura, F. G. (2021). Educação Profissional para jovens e adultos do campo como política pública. Informativo Técnico Do Semiárido, 15(1), 252-257. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9137
Seção
Artigos