Diagnóstico da comunidade bentônica no âmbito do licenciamento ambiental da ponte sobre o rio Corrente, Correntina - BA

Autores

  • Sandra Martins Ramos Universidade Federal do Paraná
  • Donizeti Antonio Giusti
  • Carlos Aurélio Nadal
  • Eduardo Ratton

Palavras-chave:

, Macroinvertebrados bentônicos, recursos hídricos, estudo de impacto ambiental, obras de arte especiais, legislação ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese sobre o processo de licenciamento de obras lineares e resultados obtidos no diagnóstico da macrofauna bentônica, realizado durante elaboração do EIA/RIMA da ponte projetada sobre o rio Corrente, município de Correntina, na diretriz da BR-135/BA. As coletas foram realizadas em agosto de 2013 (período de estiagem) e janeiro de 2015 (período chuvoso). Para a amostragem da macrofauna bentônica foram determinados dez pontos amostrais distribuídos ao longo do rio Corrente, abrangendo trechos a montante e a jusante da implantação do empreendimento. No momento da coleta foram aferidos os seguintes parâmetros: profundidade do canal (m), pH, temperatura da água (°C), oxigênio saturado (%) e oxigênio dissolvido (mg/L). Os parâmetros abióticos que apresentaram maior variação entre os períodos amostrais foram: pH (menores valores no período de chuva), temperatura da água e OD (mais elevados no período de maior pluviosidade). A estrutura e composição da macrofauna bentônica variou com a sazonalidade e refletiu nos resultados da aplicação no índice BMWP’ na avaliação biológica da qualidade da água. Os dados sobre a qualidade ambiental do rio Corrente, apresentados neste trabalho poderão contribuir para embasar futuras pesquisas nas áreas de ecologia, conservação e manutenção dos recursos hídricos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Martins Ramos, Universidade Federal do Paraná

Bióloga, mestre em ecologia e conservação, doutotanda no programa de pós-graduação em geologia pela UFPR. Atualmente desenvolvo trabalhos na área avaliação de impactos ambientais gerados por obras lineares (rodovias, hidrovias, ferrovias, etc.)

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

RAMOS, S. M.; GIUSTI, D. A.; NADAL, C. A.; RATTON, E. Diagnóstico da comunidade bentônica no âmbito do licenciamento ambiental da ponte sobre o rio Corrente, Correntina - BA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 200–208, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos