Morfometria das bacias hidrográficas dos rios Caraparu e Maguari-Açú, Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil

Autores

  • Luma Lorena Moraes dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Germana Menescal Bittencourt Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Gestão de recursos hídricos. Caracterização morfométrica. Hidrologia.

Resumo

Objetivou-se realizar a caracterização morfométrica das bacias hidrográficas dos rios Caraparu e Maguari-Açú, localizados na Região Metropolitana de Belém, nordeste do Estado do Pará. Inicialmente gerou-se o Modelo Digital de Elevação a partir de SRTM com resolução espacial de 30 m, utilizando o sistema de informações geográficas, por meio do software ArcGis 10.1 e da extensão ArcHydro, foram calculados alguns parâmetros morfométricos para o estudo do comportamento hidrológico das bacias. As áreas de drenagem encontradas foram de 373,993 km² para o rio Caraparu e 21,228 km² para o rio Maguari-Açú; os perímetros foram de 148,159 km e 39,155 km, respectivamente. As bacias hidrográficas dos rios possuem formato alongado, comprovado por seus coeficientes de compacidade, fator de forma, índice de circularidade e de alongamento; com baixas densidades de drenagem e com padrões dendríticos. A forma mais alongada das bacias hidrográficas indica que as precipitações pluviométricas sobre elas se distribuem em diferentes áreas. De maneira geral, suas características morfométricas denotam um controle estrutural da drenagem eficiente, bem como menor risco de grandes cheias em condições normais de pluviosidade anual e topografia favorável ao escoamento superficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, bolsista CAPES. Técnico em Edificações. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental. Diversas atividades acadêmicas: no Conselho da FAESA/UFPA, na Câmara de Ensino da FAESA/UFPA, no Centro Acadêmico e na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA). Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq.

Germana Menescal Bittencourt, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Civil (2000), mestrado em Engenharia Civil - Área de Concentração em Saneamento Ambiental (2003) e doutorado em Engenharia Civil - Área de Concentração em Recursos Hídricos (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta da Universidade Federal do Pará e Vice-Diretora da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto de Tecnologia/UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, Recursos Hídricos, Hidráulica e Modelagem Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação computacional e transporte de contaminantes, hidrologia e drenagem.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

MORAES DOS SANTOS, L. L.; SILVANO SILVA RODRIGUES, R.; MENESCAL BITTENCOURT, G. Morfometria das bacias hidrográficas dos rios Caraparu e Maguari-Açú, Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 66–75, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4747. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)