Verificação da potabilidade de água de chuva através de filtro lento e desinfecção ultravioleta

Autores

  • Josias da Silva Cruz Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação de Engenharia Civil
  • Luiza Carla Girard Mendes Teixeira Universidade Federal do Pará/Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Helenice Quadros de Menezes Faculdade Estácio de Belém/Curso de Engenharia Ambiental

Palavras-chave:

Filtro lento. Água de chuva. Desinfecção UV. Captação. Tratamento.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema experimental de captação e tratamento de água de chuva constituído de filtro lento de areia e carvão ativado seguido de desinfecção UV. Ao longo de 2 meses foram coletadas amostras do sistema para  determinação das variáveis cor aparente, turbidez, dureza, pH, coliformes totais e termotolerantes. As análises das amostras da água bruta e filtrada mostraram resultados satisfatórios, reduzindo as variáveis: dureza média de 15 ± 1 mg/L para 0 mg/L; cor aparente de 7 ± 0,7 uC para 0 uC; a turbidez de 2,3 ± 1,54 uT para 0,5 ± 0,7 uT; o pH passou da média 7,5 ± 0,36 para 7 ± 0,33; a análise microbiológica apresentou redução gradativa do NMP/100 ml até alcançar a ausência de coliformes totais e termotolerantes. A água, após passar pelo sistema de desinfecção com UV, mostrou ausência de coliformes totais e termotolerantes. Consequentemente, a água de chuva alcançou, para as variáveis estudadas, os padrões de potabilidade estipulado pela legislação vigente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias da Silva Cruz, Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação de Engenharia Civil

Possui graduação em Engenharia  Ambiental pelo Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia (IESAM); Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, área de concentração em Engenharia Hídrica

Luiza Carla Girard Mendes Teixeira, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Engenharia Civil (opção Saneamento) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003) e pós-doutorado em Tratamento Avançado de Esgotos Domésticos no Departamento de engenharia Química e Tecnologia de Meio Ambiente da Universidade de Valladolid-Espanha (2010). 

Helenice Quadros de Menezes, Faculdade Estácio de Belém/Curso de Engenharia Ambiental

Mestre em Geologia e Geoquímica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (2011); Graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2007); Responsável Técnico do Laboratório Multianálises S/S LTDA; Professora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Estácio de Belém - Estácio Belém. Foi tutora a Distância do Curso Técnico de Saneamento do Instituto Federal do Pará (2011-2013).

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

CRUZ, J. da S.; TEIXEIRA, L. C. G. M.; MENEZES, H. Q. de. Verificação da potabilidade de água de chuva através de filtro lento e desinfecção ultravioleta. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 103–108, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4952. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos