Análise da situação do abastecimento de água na cidade de Sousa através da construção e aplicação de um sistema de indicadores

  • Glaucio de Meneses Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Luis Gustavo de Lima Sales Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Fabrício Damião de Oliveira Emater-RN
  • Caio Franklin Vieira de Figueiredo Faculdade Pitágoras de João Pessoa
  • Breno José Barbosa Lima Araújo Faculdade Integrada de Patos
Palavras-chave: Sistema de abastecimento de água, Indicadores de abastecimento de água, Modelo pressão-estado-impacto-resposta.

Resumo

A temática abordada neste estudo foi o de abastecimento de água. O presente trabalho aborda os aspectos que abarcam o serviço público de abastecimento de água na cidade de Sousa. Buscou-se através de um sistema de indicadores analisarem os pontos positivos e negativos existentes no abastecimento de água da cidade, buscando contribuir com sugestões de melhorias para a prestação dos serviços de abastecimento de água em Sousa, serviços esses prestados pelo (DAESA) Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental. Neste contexto, o objetivo geral é analisar a situação do abastecimento de água da cidade de Sousa. Os procedimentos metodológicos foram construídos a partir da concretização de algumas etapas necessárias à realização da pesquisa que teve como método de análise descritiva e exploratória. Quanto ao sistema de Indicadores utilizou-se o modelo pressão-estado-impacto-resposta que destacou os indicadores disponíveis pelo Daesa, bem como os índices de vulnerabilidade e de abastecimento de água em Sousa para viabilizar a proposição de algumas alternativas para resolver os problemas do cotidiano da cidade e de seu abastecimento de água, o que resultou na proposta de uma reformulação na gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-01

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)