Roteirização de caminho ótimo para coleta seletiva de embalagens cartonadas na região central da cidade de Embu das Artes – SP

Autores

  • Max Filipe Silva Gonçalves Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carlos Eduardo Trevisan
  • Welton Santos Xavier

Palavras-chave:

Logística reversa. Embalagem cartonada. Embu das Artes. Roteirização.

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de melhorar a performance da coleta seletiva das embalagens cartonadas através da disposição de pontos de entrega voluntária ao longo da região estudada e, posteriormente, a roteirização do melhor caminho a ser utilizado por um veículo que fosse recolher o resíduo nesses pontos e leva-los à uma cooperativa local. Para tal utilizou-se da revisão da literatura sobre o tema e trabalhos semelhantes que forneceram base para os estudos, dentro da região escolhida mapeou-se os pontos eleitos para receber o resíduo do consumidor final e através de simulação computacional e programação linear descobriu-se o caminho mais curto a ser percorrido para realização da coleta. Apesar do resultado satisfatório na obtenção do caminho mínimo o baixo valor agregado do resíduo torna sua coleta semanal inviável, sendo o mais recomendado uma coleta mensal e, em conjunto, a ação do poder público como motivador legal tanto para empresas quanto população no retorno desses e demais resíduos não abordados na legislação atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

GONÇALVES, M. F. S.; TREVISAN, C. E.; XAVIER, W. S. Roteirização de caminho ótimo para coleta seletiva de embalagens cartonadas na região central da cidade de Embu das Artes – SP. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–23, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5694. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS