A urbanização, a formação de ilhas de calor e o uso de vegetação para o conforto térmico

Autores

Palavras-chave:

Ambiente construído, Temperatura, Umidade relativa, Variáveis ambientais, Velocidade do vento.

Resumo

O rápido crescimento urbano tem provocado surgimento de ilhas de calor e alterações no microclima, a vegetação tem características capazes de mitigar esses efeitos negativos. O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento de três variáveis ambientais a partir de dados coletados no Campus VI Universidade do Estado do Pará – UEPA, Paragominas – PA. O método utilizado foi o indutivo, aplicado, quantiqualitativo e experimental. A coleta de dados foi efetuada durante doze horas por trinta dias. O tratamento estatístico dos dados (média e desvio padrão) ocorreu com o uso do software Excel 2010, e a Correlação de Pearson (software BioEstat 5.3). A análise dos dados obtidos indicou tendência de: elevação da temperatura atmosférica (1ºC a 2ºC), umidade relativa do ar (6% a 12%) e velocidade do vento (0,15 m/s a 2,59 m/s). Inversão entre temperatura e umidade relativa atmosférica (r = - 0,94); temperatura e velocidade do vento (r = - 0,55); paridade entre umidade relativa do ar e velocidade do vento (r = 0,81). Então, é necessária a conservação da vegetação, principalmente, em espaços urbanizados a fim de mitigar os efeitos das ilhas de calor, causados pela urbanização e melhorar a sensação térmica para a população que frequenta o local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrielly Sousa, Universidade do Estado do Pará

Graduanda de Engenharia Ambiental Campus VI Paragominas

Dryelly Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Granduanda de Engenharia Ambiental Campus VI - Paragominas - PA

Carlos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduando de Engenharia Ambiental Camous VI Paragominas - PA.

Edmir Jesus, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Engenharia Florestal

Departamento de Engenharia Florestal.

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

SOUSA, A.; RIBEIRO, D.; SANTOS, C.; JESUS, E.; JUNIOR, A. P. A urbanização, a formação de ilhas de calor e o uso de vegetação para o conforto térmico. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 16–22, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5723. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)