Coliformes totais em corpos hídricos lóticos do Rio Prainha, Paragominas – PA

Autores

Palavras-chave:

Bioindicadores, coliformes totais, microorganismos, qualidade da água, urbanização

Resumo

O processo desordenado de urbanização, próximo aos cursos d’água, ocasiona diversos problemas para os corpos hídricos, por exemplo, o despejo de efluentes domésticos motivado pela falta de saneamento básico. O objetivo dessa pesquisa foi promover uma análise microbiológica da água do Rio Prainha, no município de Paragominas – PA, bairro Promissão 2, rua Equador, com o intuito de verificar os possíveis fatores contribuintes para ocorrência de microorganismos patogênicos. A amostragem ocorreu no dia vinte e seis de janeiro de 2018, período chuvoso, em dois pontos do rio pratinha, sendo duas de superfície e duas a vinte centímetros de profundidade. O método empregado foi o dedutivo, já a pesquisa apresenta natureza aplicada com abordagem qualiquantitativa e procedimento experimental. A análise dos dados obtidos indicou que há presença de coliformes totais, na água do Rio Prainha, em pelo menos 250 mL das quatro amostras. Isso resulta no desvio dos parâmetros da Portaria 2914:2011 do Ministério da Saúde que estabelece a ausência de coliformes totais em 100 mL de cada amostra de água destinada para consumo humano. Logo, é de suma importância a realização das análises físico-químicas e microbiológicas para verificar a influência das ações antropogênicas sob o meio aquático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Cristo, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação Biologia

Andreia Gonçalves, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação Biologia.

Lavinia Pereira, Universidade do Estado do Pará.

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação Biologia.

Adriana Silveira, Universidade do Estado do Pará.

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação Biologia.

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

CRISTO, J.; GONÇALVES, A.; PEREIRA, L.; SILVEIRA, A.; JUNIOR, A. P. Coliformes totais em corpos hídricos lóticos do Rio Prainha, Paragominas – PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 09–15, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5700. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)