Modelo matemático para avaliação de impacto ambiental (AIA)

Autores

Palavras-chave:

Fatores ambientais. Infraestrutura. Matriz de Leopold.

Resumo

O uso da modelagem matemática em questões ambientais, auxilia na interpretação de dados obtidos a partir das matrizes de interação. O objetivo dessa pesquisa foi a elaboração de um Índice de Qualidade Ambiental para esse núcleo. A partir da avaliação quantiqualitativa dos principais impactos ambientais no núcleo Cidade Nova. Marabá - PA, e a proposição de cinco medidas para a mitigação deles. O método utilizado foi o dedutivo, com pesquisa qualiquantitativa exploratória, associada ao levantamento de dados documentais, cujo recorte temporal situou-se entre 2008 a 2017. Os dados foram obtidos com a aplicação da Matriz de Leopold, para cálculos dos valores de magnitude, importância e significância de cada fator ambiental analisado (supressão vegetal, saneamento básico, qualidade do ar e Área de Preservação Ambiental - APP. Os dados obtidos indicaram, para o IQA, um valor igual 80%, qualitativamente, índice “bom”. Todavia, houve indicação da existência de impactos de natureza negativa (alteração da qualidade do ar, impermeabilidade do solo e compactação do solo). Logo, a importância e magnitude deles não foram significativos e nem causaram desequilíbrio ambiental e nem a redução do valor do IQA com a aplicação de modelagem matemática, que se mostrou eficaz para avaliação de impactos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce de OliveirA Maia, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental

Jucyanna Celia Lopes Lima, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental

Yuri Araujo Carrera, Universidade do Estado do Pará

Acadêmnico de Engenharia Ambiental

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

MAIA, J. de O.; LIMA, J. C. L.; CARRERA, Y. A.; JUNIOR, A. P. Modelo matemático para avaliação de impacto ambiental (AIA). Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 18–28, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5650. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)