Proposta de recuperação de área degradada por queimadas no município de Marabá - PA

Autores

Palavras-chave:

Nucleação, Regeneração, Área de Proteção Permanente, Supressão vegetal.

Resumo

As ações antrópicas decorrentes do abrupto crescimento populacional no entorno de áreas de proteção permanente – APP, resultam em diversas consequências, como as queimadas. Por analisar os aspectos danosos dessa atividade, o objetivo dessa pesquisa foi elaborar uma proposta de recuperação de área degradada em uma APP situada à margem direita do rio Itacaiúnas, no município de Marabá - PA. O método aplicado foi dedutivo e a pesquisa foi de natureza aplicativa, e seguiu o protocolo estabelecido pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação. O levantamento de dados documentais ocorreu com recorte temporal entre 2003 a 2017. Os dados indicaram que: (1) os valores para a acidez foram elevados (4,0 cmolc.dm3); (2) houve diminuição do teor de matéria orgânica (1,4 dag. Kg), quando comparada com a área controle (MO = 2,1 dag. Kg); (3) redução de concentrações de Potássio (40 mg.dm-3; AC = 82 mg.dm-3) e Fósforo (1,0 mg.kg-3; AC = 10 mg.dm-3). Entretanto, noventa dias após as queimadas, notou-se aspectos de regeneração natural na região em relação a vegetação. Com isso, a proposta de recuperação foi elaborada, e a técnica de nucleação, através do plantio de mudas, e o monitoramento a ser feito com o uso do sensoriamento remoto são as medidas mais eficazes para a recuperação da área pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phaloma Silva, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental

Tathiane Silva, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental

Thales Varanda, Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Ambiental

Alisson Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Florestal; Doutor em Recursos Florestais

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

SILVA, P.; SILVA, T.; VARANDA, T.; ALBUQUERQUE, A.; JUNIOR, A. P. Proposta de recuperação de área degradada por queimadas no município de Marabá - PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 08–17, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5652. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)