Avaliação quali-quantitativa de resíduos sólidos coletados em áreas estuarinas dos municípios de São Francisco do Conde e Maragojipe, Bahia

Autores

  • Marcelo Carneiro de Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Márcio Santos Carvalho UFRB-Cruz das Almas
  • José Rodrigo Lírio Mascena Graduado em Engenharia de Pesca, UFRB, Cruz das Almas

Palavras-chave:

Ecologia, mangues, poluição

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar os resíduos sólidos coletados em áreas estuarinas dos municípios de São Francisco do Conde e Maragojipe, Bahia. No período de estudo, os resíduos sólidos foram coletados aleatoriamente, sendo armazenados em sacos plásticos, para posteriormente serem lavados, higienizados e analisados em laboratório. Os materiais foram separados em categorias (plástico, vidro, metal, papel, orgânico e diversos), para facilitar o processo de contabilização, pesagem e medição.  Os dados foram anotados em formulários, para posterior compilação digital. No período de estudo foi coletado um total de 1.448 itens, totalizando cerca de 58kg de resíduos sólidos. A maioria do material coletado foi plástico (67%), seguido de materiais diversos (24%) e vidros (3%). Entretanto em peso, a categoria diversos apresentou o maior percentual (42%), correspondendo a 24 kg aproximadamente, seguido dos plásticos (33%), vidro e orgânicos, com 10% cada. Garrafas plásticas de refrigerante, materiais descartáveis, sacolas de supermercado, sandálias e garrafas de água mineral foram os cincos resíduos sólidos identificados em maior quantidade. Para minimizar estes problemas nos municípios, o Órgão Ambiental deve fazer campanhas mais efetivas de conscientização da população, sobre os riscos que podem causar as espécies aquáticas e ao próprio homem. Além disto, deve haver um trabalho mais eficiente de limpeza urbana, principalmente nestas áreas de manguezais, que com o fluxo das marés favorecem o depósito de resíduos nestes ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Santos Carvalho, UFRB-Cruz das Almas

Graduado em Engenharia de Pesca

José Rodrigo Lírio Mascena, Graduado em Engenharia de Pesca, UFRB, Cruz das Almas

Graduado em Engenharia de Pesca, UFRB, Cruz das Almas

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-02

Como Citar

FREITAS, M. C. de; CARVALHO, M. S.; MASCENA, J. R. L. Avaliação quali-quantitativa de resíduos sólidos coletados em áreas estuarinas dos municípios de São Francisco do Conde e Maragojipe, Bahia. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 58–63, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5751. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS