AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA POTÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA NA ZONA DA MATA MINEIRA

Autores

  • João Paulo Natalino de Sá UFCG CCTA - Pombal - PB
  • Renata da Silva Monteiro
  • Francileuda Batista de Almeida
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Cesar Carlos Martins da Silva
  • Leonardo Souza do Prado Junior

Resumo

A água é um elemento natural e imprescindível para a manutenção da vida, porém pode veicular diferentes contaminantes físicos, químicos e microbiológicos, acarretando riscos à saúde do consumidor. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água utilizada para ingestão humana em uma instituição de ensino superior, localizada na região de Ponte Nova, Minas Gerais. As amostras foram analisadas em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde (MS). Os resultados para os parâmetros físico-químicos ( dureza, cloretos, cloro residual total e pH) das amostras analisadas encontram-se dentro do limite máximo estabelecido. Em relação aos parâmetros microbiológicos, a contagem de coliformes totais e Escherichia coli nas amostras A, B e C, foram todas inferiores ao estabelecido pela legislação vigente. As contagens de bactérias mesófilas para as amostras A e B, foram menores que 1,0 x 101 UFC·mL, estando ambas as amostras de acordo com os padrões descritos pela portaria do Ministério da Saúde. Entretanto, a amostra C referente ao bebedouro do corredor, obteve contagens superiores ao limite máximo permitido. Considerando a presença de uma amostra reprovada para a contagem de mesófila e a possibilidade de risco à saúde dos consumidores, este resultado evidencia a necessidade de medidas corretivas e preventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

SÁ, J. P. N. de; MONTEIRO, R. da S.; ALMEIDA, F. B. de; GADELHA, H. S.; SILVA, C. C. M. da; PRADO JUNIOR, L. S. do. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA POTÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA NA ZONA DA MATA MINEIRA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 209–214, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5778. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>