Práticas de educação ambiental no distrito de irrigação do perímetro irrigado várzeas de Sousa/PB

Autores

  • Geórgia Vieira Braga
  • Jardel de Freitas Soares
  • Wellington Ferreira de Melo
  • Patrícia Sibelly Barbosa de Oliveira Gadelha
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Amanda Rezende Moreira
  • Caetano Jose de Lima

Resumo

Face invisível da realidade sustentável e da segurança alimentar no Brasil, sobretudo para o setor produtivo é a educação ambiental. A educação ambiental deve ser o primeiro passo para instigar a consciência crítica sobre as questões ambientais. Consiste em área temática pouco explorada pela academia local na região de Sousa – PB. Assim, diversas inquietudes com as questões ambientais moveram esta pesquisa com o objetivo de conhecer as práticas de educação ambiental junto aos agricultores familiares, no âmbito do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa. Quanto à metodologia, essa pesquisa é delineada como exploratória, descritiva e de campo. Conclui-se que a matéria ambiental nas Várzeas de Sousa encontra-se à mercê de iniciativas do pequeno produtor rural, conquanto ações relativas a palestras ou cursos sobre as temáticas atinentes ao meio ambiente ou à educação ambiental sejam citadas. Fato é que, inúmeras instituições poderiam contribuir substancialmente com pesquisas e/ou com a consequente extensão técnica relacionada à educação ambiental.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

BRAGA, G. V.; SOARES, J. de F.; MELO, W. F. de; GADELHA, P. S. B. de O.; GADELHA, H. S.; MOREIRA, A. R.; LIMA, C. J. de. Práticas de educação ambiental no distrito de irrigação do perímetro irrigado várzeas de Sousa/PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–72, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6615. Acesso em: 23 abr. 2024.

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