ANÁLISE HISTÓRICA DA PEQUISA DE ANTIMICROBIANOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Bruno César Nunes
Ana Erundina de Luna Moraes Leite
Marina Cavalcanti Pereira
Marcos Pinheiro Franque

Resumo

A realização do presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise histórica da pesquisa de antimicrobianos do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite (PNCRCL), que integra o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), desde a sua criação até 2014, com base nos dados oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde o início efetivo do programa, que se deu no ano de 2005, foram analisadas 2.238 amostras de leite. Este valor, porém, representa apenas 61,5% do programado. Destas amostras, foram detectadas apenas 0,32% (n=5) violações para resíduos de antimicrobianos no período estudado do programa. Com relação às classes de antibióticos observadas nos relatórios do PNCRCL, as principais foram: tetraciclinas, sulfas e anfenicóis. Por fim, há divergência entre os resultados oficiais e os outros trabalhos realizados no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nunes, B. C., Leite, A. E. de L. M., Pereira, M. C., & Franque, M. P. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DA PEQUISA DE ANTIMICROBIANOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE, BRASIL. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 54–58. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4727
Seção
Revisão de Literatura
Biografia do Autor

Bruno César Nunes

Médico Veterinário

Ana Erundina de Luna Moraes Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE

Médica Veterinária formada na UFRPE. Mestranda pelo programa Biociência Animal da UFRPE.

Marina Cavalcanti Pereira

Médica Veterinária

Marcos Pinheiro Franque, UFRPE

Professor Doutor. Formado em Medicina Veterinária

Referências

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 86, de 26 de janeiro de 1979. Aprova o Programa Nacional de Controle de Resíduos Biológicos em Carnes. Brasília, Diário Oficial da União, 1979.

_________, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 42 de 20 de dezembro de 1999. Altera o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal – PNCR e os Programas de Controle de Resíduos em Carne – PCRC, Mel – PCRM, Leite – PCRL e Pescado – PCRP. Brasília, Diário Oficial da União, 1999.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria Nº 154 de 13 de junho de 2006. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos em Carne (Bovina, Aves, Suínas e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado - PNCR - 55 do exercício de 2005.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 8 de 30 de março de 2007. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2006.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 30 de março de 2007. Aprova os Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carne (Bovina, Aves, Suína e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado do exercício de 2007.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 10 de abril de 2008. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2007.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 15 de 25 de maio de 2009. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2008.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 6 de 16 de março de 2010. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2009.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 06 de 25 de fevereiro de 2011. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2010

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 04 de abril de 2012. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2011.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 27 de março de 2013. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do 58 exercício de 2012.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 60 de 07 de maio de 2014. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2013.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 22 de 07 de abril de 2015. Divulga os resultados do subprograma de monitoramento e do subprograma exploratório do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC do ano de 2014, das cadeias de carnes bovina, suína, caprina, ovina, equina, de ave e de avestruz e cadeias de leite, ovos, mel e pescado.

MACEDO, L. C. S.; FEITAS, J. A. Ocorrência de resíduos de antimicrobianos em leite. Ciências Agrárias, Belém, n. 52, p. 147-157, jul./dez. 2009.

MARTIN, José Guilherme Prado. Resíduos de antimicrobianos em leite – uma revisão. Segurança Alimentar e Nutricional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 80-87, 2011.

MENDES, C.G.; SAKAMOTO, S.M.; SILVA, J.B.A.; LEITE, A.Í. Pesquisa de resíduos de beta-lactâmicos no leite cru comercializado clandestinamente no município de Mossoró, RN, utilizando o delvotest SP. Arquivo Instituto Biológico, São Paulo, v.75, n.1, p.95-98, jan./mar. 2008.

NERO, L. A.; MATTOS, M. R.; BELOTI, V.; BARROS, M. A. F.; FRANCO, B. D. G. M. Resíduos de antibióticos em leite cru de quatro regiões leiteiras no Brasil. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 27, n. 2, p. 391-393, abr/jun. 2007.

SILVA, T. S. Abordagem Crítica Sobre o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite com ênfase em antibióticos. In: SEMINÁRIO – À DISCIPLINA SEMINÁRIOS APLICADOS, 46f, 2009, Goiás. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Universidade Federal de Goiás, 2009.

SILVA, D. P. et al. Resíduos de Antibiótico em Leite: Prevalência, danos à Saúde e Prejuízos na Indústria de Laticínios. Evidência-Ciência e Biotecnologia, v. 13, n. 2, p. 137-152, 2013.

SOUSA, F. C. Ocorrência de resíduos de antibióticos em leites pasteurizados comercializados no estado do Ceará – Brasil. Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Rio Grande do Norte, v.5, n.4, p. 10-14, out/dez. 2010.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)