ANÁLISE HISTÓRICA DA PESQUISA DE ANTIPARASITÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Bruno César Nunes
Ana Erundina de Luna Moraes Leite
Marina Cavalcanti Pereira
Marcos Pinheiro Franque

Resumo

A realização deste trabalho teve como objetivo fazer uma análise histórica da classe de antiparasitários do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite (PNCRCL), subprograma do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), desde sua criação até 2014. Dentre as diferentes classes pesquisadas, a que teve maior número de violações no PNCRCL foi a dos antiparasitários, com 14 amostras de leite acima do Limites Máximos de Resíduos (LMR) o que representou 0,84% do total de amostras analisadas. Contudo, em 2008 foi observada violação em 5,26% das amostras analisadas. A ivermectina e a doramectina foram as substâncias mais encontradas. Desta forma, é necessário que ocorra um maior controle e fiscalização quanto ao uso de antiparasitários em animais em lactação de forma a aumentar a qualidade e segurança dos alimentos direcionados à alimentação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nunes, B. C., Leite, A. E. de L. M., Pereira, M. C., & Franque, M. P. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DA PESQUISA DE ANTIPARASITÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM LEITE, BRASIL. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 130–134. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4730
Seção
Revisão de Literatura
Biografia do Autor

Bruno César Nunes

Médico Veterinário

Ana Erundina de Luna Moraes Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE

Médica Veterinária formada na UFRPE. Mestranda pelo programa Biociência Animal da UFRPE.

Marina Cavalcanti Pereira

Médica Veterinária

Marcos Pinheiro Franque, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Professor Doutor. Formado em Medicina Veterinária

Referências

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 86, de 26 de janeiro de 1979. Aprova o Programa Nacional de Controle de Resíduos Biológicos em Carnes. Brasília, Diário Oficial da União, 1979.

_________, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 42 de 20 de dezembro de 1999. Altera o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal – PNCR e os Programas de Controle de Resíduos em Carne – PCRC, Mel – PCRM, Leite – PCRL e Pescado – PCRP. Brasília, Diário Oficial da União, 1999.

_________, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA nº 78, de 19 de dezembro de 2002. Aprova o escopo analítico de PNCRC/Animal para o ano de 2003. Brasília, Diário Oficial da União, 2002.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria Nº 154 de 13 de junho de 2006. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos em Carne (Bovina, Aves, Suínas e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado - PNCR - 55 do exercício de 2005.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 8 de 30 de março de 2007. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2006.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 30 de março de 2007. Aprova os Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carne (Bovina, Aves, Suína e Equina), Leite, Mel, Ovos e Pescado do exercício de 2007.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 9 de 10 de abril de 2008. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2007.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 15 de 25 de maio de 2009. Publica os resultados do monitoramento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2008.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 6 de 16 de março de 2010. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2009.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 06de 25 de fevereiro de 2011. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2010.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 04 de abril de 2012. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2011.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 07de 27 de março de 2013. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do 58 exercício de 2012.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 60 de 07 de maio de 2014. Publica os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes dos subprogramas de monitoramento o exploratório em Carnes (Bovina, Suína, Aves, de Avestruz e Equina), Leite, Ovos, Mel e Pescado do exercício de 2013.

________. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria SDA Nº 22 de 07 de abril de 2015. Divulga os resultados do subprograma de monitoramento e do subprograma exploratório do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC do ano de 2014, das cadeias de carnes bovina, suína, caprina, ovina, equina, de ave e de avestruz e cadeias de leite, ovos, mel e pescado.

IBGE. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Senso Agropecuário. 2006.

IBGE. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Estatística da produção pecuária. 2013.

SILVA, T. S. Abordagem Crítica Sobre o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Leite com ênfase em antibióticos. In: SEMINÁRIO – À DISCIPLINA SEMINÁRIOS APLICADOS, 46f, 2009, Goiás. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Universidade Federal de Goiás, 2009.

SOUZA, U. A. Resíduos de lactonas macrocíclicas no leite bovino. 2013. 58f. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) – Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologia,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)