AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL EM EMBALAGENS DE IOGURTES GREGO COMERCIALIZADOS EM RECIFE-PE

Conteúdo do artigo principal

Yasmin Mendonça de Farias
Tatianne Andrade Leonam de Farias

Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar a composição e diferentes proporções de nutrientes presentes em iogurtes do tipo grego comercializados na região metropolitana do Recife. Esse tipo de leite fermentado teve inserção recente e rápida aceitação no mercado e gosto dos brasileiros. Por ser uma produção nova, ainda não possui legislação específica, o que motiva a investigação e questionamento da qualidade desses produtos do ponto de vista nutricional. Foi constatado atendimento dos produtos pesquisados nos principais supermercados da região metropolitana do Recife às regras de rotulagem de iogurtes, previstas na Resolução ANVISA RDC nº360/2003, e aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) para leites fermentados, estabelecidos pelo MAPA na Resolução Nº5/2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Farias, Y. M., & de Farias, T. A. L. (2017). AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL EM EMBALAGENS DE IOGURTES GREGO COMERCIALIZADOS EM RECIFE-PE. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 115–118. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4762
Seção
Artigos

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA. DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) de Leites Fermentados, Resolução Nº 5, 13 de novembro de 2000.

RAMOS, T. M.; GAJO, A. A.; PINTO, S. M.; ABREU, L. R.; PINHEIRO, A. C. Perfil de textura de Labneh (iogurte Grego). Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 64 (369),8-12. 2009.

VARNAN, A. H.; SUTHERLAND, J. P. Leche y produtos lácteos: tecnología, química y microbiologia. Zaragoza: Acribia, 1994. 476p.

BRASIL. Resolução RDC n°360, de 23 de dezembro de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Regulamento técnico de porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 2003.

ANTUNES, A. E. C.; CAZZETO, T. F.; BOLINI, H. N. A. Iogurtes desnatados probióticos de concentrado protéico de soro de leite: perfil de textura, sinérese e análise sensorial. Alimentação e Nutrição, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 107-114, 2004.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)