Rotulagem de Derivados Lácteos em Acordo com as Novas Legislações da Anvisa

Conteúdo do artigo principal

Tatianne Andrade Leonam de Farias
Ítalo R.S. Nascimento
Keliane Lima Oliveira
Graciliane N.C. Ximenes
Marcia J. Campos
Neila M.S. Cortez

Resumo

O presente trabalho teve o intuito de avaliar os rótulos das embalagens dos produtos derivados do leite disponíveis em supermercados da região metropolitana de Recife, buscando a concordância destes com a Resolução ANVISA/RDC Nº 26 (BRASIL, 2015) e com a Lei Nº 13.305 (BRASIL, 2016). Foram analisados 397 produtos lácteos, dentre eles amostras de leite UHT, leite em pó, achocolatados, leites fermentados, queijos e requeijões. A rotulagem nutricional de alimentos auxilia o consumidor permitindo que ele conheça a composição do alimento e dessa forma tenha acesso a informações que impactam diretamente a segurança e saúde de quem se alimenta. A linguagem dos rótulos fornece dados do produto ao cliente, indicando quando a caso de ingredientes que podem ser alergênicos ou ocasionarem alguma intolerância. Dos produtos vistoriados observou-se que ainda há um baixo percentual de produtos adequados às novas regras de rotulagem, apenas 3,8% no universo de 397 amostras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Farias, T. A. L., Nascimento, Ítalo R., Oliveira, K. L., Ximenes, G. N., Campos, M. J., & Cortez, N. M. (2017). Rotulagem de Derivados Lácteos em Acordo com as Novas Legislações da Anvisa. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(1), 106–109. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/4763
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Frederico Ferreira de Barros. Rotulagem de Alimentos. Goiânia, GO, 2004. (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Católica de Goiás, UCG.

BRASIL. Lei 3078 de 11 de setembro de 1990 do Ministério da Justiça - Secretaria do Direito Econômico. Código de Defesa do Consumidor.

BRASIL. Resolução RDC n°360, de 23 de dezembro de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 2003.

BRASIL. Resolução RDC n°26, de 02 de julho de 2015 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 02 jul. 2015.

BRASIL. Resolução Lei N° 13.305, de 4 de julho de 2016 da Presidência da República. Acrescenta art. 19-A ao Decreto Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que “institui normas básicas sobre alimentos”, para dispor sobre a rotulagem de alimentos que contenham lactose. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 04 jul. 2016.

CORTEZ, M. A. S.; CORTEZ, N. M. S. Introdução a Tecnologia de Leite e Derivados. 1° Edição. Grupo Pão de Açúcar, São Paulo, 2010. 118p.

LUIZ, V. F. C.; SPERIDIÃO, P. G. L.; FAGUNDES NETO, U. F. Terapia nutricional nas intolerâncias e alergias alimentares. The Electronic Journal of Pediatric Gastroenterology, Nutrition, and Liver Diseases, São Paulo, 9 (3), 2005.

ORDÓÑEZ, J. A. Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Artmed, 2005. 279p.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)