Estudo das condições de conforto térmico em escolas públicas municipais de tempo integral na cidade de João Pessoa – PB

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Gabrielle Diniz dos Santos
Joel Silva dos Santos
Ingrid Almeida da Silva
Gil Dutra Furtado
Bruno Sousa Gonzaga

Resumo

A alteração dos constituintes de recobrimento do solo por materiais impermeáveis, o alto crescimento urbano e a consequente supressão da vegetação urbana, vem modificando ainda mais o microclima urbano e tornando críticas as condições de conforto térmico nos centros urbanos e áreas habitacionais. Atualmente boa parte das escolas públicas de tempo integral na cidade de João Pessoa/PB sofre as consequências das alterações no campo térmico urbano da cidade. Dessa forma, o estudo do conforto térmico em escolas públicas de tempo integral na cidade de João Pessoa\PB é de suma importância para a compreensão do desenvolvimento das atividades educativas e rendimento escolar dos alunos. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é verificar o Índice de Conforto Térmico (IDT) em três escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa/PB. Para a realização da pesquisa, foi feito o reconhecimento e caracterização das três amostras experimentais: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego João de Deus, Escola Municipal de Ensino Fundamental Radegundis Feitosa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Cristina Rolin Machado. Para a obtenção dos dados de temperatura e umidade relativa do ar foram utilizados aparelhos do tipo termohigrometro HOBO U-10. Para avaliação das condições de conforto térmico foi utilizado o Índice de Thom e as faixas de sensações térmicas ajustadas por Santos para regiões tropicais. Com os resultados da pesquisa foi possível observar que as escolas permaneceram com altos índices de desconforto térmico na maior parte do período diurno. As faixas de conforto térmico predominantes nas escolas vão de parcialmente confortável a confortável, de acordo com o índice de desconforto de Thom. Dessa forma, pode-se concluir que os ambientes públicos escolares avaliados necessitam ser repensados para uma maior eficiência térmica, objetivando assim, o melhor desempenho escolar dos alunos. 

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Como Citar
Diniz dos Santos, G., Silva dos Santos, J., Almeida da Silva, I., Dutra Furtado, G., & Sousa Gonzaga, B. (2017). Estudo das condições de conforto térmico em escolas públicas municipais de tempo integral na cidade de João Pessoa – PB. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(3), 001–010. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/5555
Seção
Artigos

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