Implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional do Sistema Único de Saúde: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10213

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Avaliação formativa, Residentes

Resumo

Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de

Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de avaliação formativa. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência acerca da implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional em saúde de um hospital de grande porte na cidade de Salvador-BA. A discussão sobre a aplicação do portfólio reflexivo possibilitou a vivência da avaliação formativa a partir da perspectiva mediadora, trazendo novos olhares tanto dos tutores e preceptores, quanto dos próprios residentes/educandos, além disso, a partir de sua aplicação, foi possível promover ajustes nos programas de residência, permitindo melhorias no conteúdo programático. Conclui-se assim, que o portfólio reflexivo é uma metodologia ativa que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação do residente nos campos de prática.

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Biografia do Autor

Rachel Freire Lima da Silva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, campus Canela, Salvador, Bahia. Especialista em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Ana Claúdia Fonseca de Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, campus Canela, Salvador, Bahia

Mateus Garcia Prado Torres, Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia

Graduação em Fisioterapoia pela Universidade Católica do Salvador, campus Pituaçu, Salvador, Bahia

Jucilene Pitágoras Sousa Lima, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia- Hospital Geral Roberto Santos

Graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, campus Brotas, Salvador, Bahia. Especialista em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Fernanda Crestina Leitenski Delela, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio grande do Sul

Graduação em Odontologia pela Universidade Luterana do Brasil, campus São José, Canoas, Rio Grande do Sul. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio grande do Sul

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, R. F. L. da, Souza, A. C. F. de, Torres, M. G. P., Lima, J. P. S., & Delela, F. C. L. (2024). Implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional do Sistema Único de Saúde: relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 290–293. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10213

Edição

Seção

Artigos