Transtornos comportamentais em adolescentes numa abordagem psicanalítica: discutindo a realidade de uma escola pública estadual, no município de Aguiar, Paraíba

Autores

  • Kalysa Késya Soares de Oliveira Silva UNIDERC
  • Aurivânia Farias da Silva UNIDERC

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo descritivo e de natureza exploratória. O referido estudo teve por objetivo avaliar, numa visão psicanalítica, os impactos negativos produzidos por adolescentes acometidos de transtornos comportamentais, nas escolas municipais de Aguiar, Estado da Paraíba. Por transtornos comportamentais entende-se as manifestações que surgem ao longo do desenvolvimento normal da criança e do adolescente, e, que se configuram como agressividade, desobediência, vandalismo e impulsos para as brigas, devendo ser observados pelos pais e professores. Entre a maioria dos docentes entrevistados também existe o entendimento de que o acompanhamento direcionado ao aluno que apresenta algum tipo de transtorno de comportamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, da qual faça parte um psicanalista. Constatou-se também que a maioria dos discentes entrevistados declaram que costuma obedecer regras. E, que nenhum se considera como sendo agressivo. Pode-se também verificar que a maioria dos discentes entrevistados não costuma ser negligentes. De forma bem enfática, os alunos entrevistados na presente pesquisa consideram como sendo bom o comportamento apresentado em sala de aula. Entretanto, 24% declararam que se portam de forma regular em sala de aula. E, no que diz respeito aos relacionamentos com outras pessoas, os alunos entrevistados afirmaram que estes são muito bons. Levando em considerações os dados colhidos juntos aos professores e aos alunos, pode-se chegar a duas conclusões significativas: a primeira é de que nos alunos entrevistados não enfrentam problemas relacionados aos transtornos de comportamento, enquanto que a segunda resume-se ao fato que todos os professores são capazes de identificarem qualquer alteração de comportamento em seus alunos. E, que estes acham de significativa importância a intervenção multidisciplinar para a superação dos chamados transtornos de comportamento, por ventura apresentados pelos alunos.

 

Palavras-chave: Adolescentes. Transtorno de Comportamento. Visão Psicanalítica.

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Biografia do Autor

Kalysa Késya Soares de Oliveira Silva, UNIDERC

Kalyna Késya Soares de Oliveira Silva

Professora da rede pública, mestre em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde, pela UNIDERC

Aurivânia Farias da Silva, UNIDERC

Docente, mestre e doutora em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde, pela UNIDERC

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Publicado

2015-01-25

Como Citar

Silva, K. K. S. de O., & Silva, A. F. da. (2015). Transtornos comportamentais em adolescentes numa abordagem psicanalítica: discutindo a realidade de uma escola pública estadual, no município de Aguiar, Paraíba. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 43–50. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3153