Avaliando a relação professor-aluno na aprendizagem de uma escola pública do

Autores

  • Francisca Lima de Andrade Honorato UNIDERC
  • Aurivânia Farias da Silva

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de campo, com caráter descritivo com abordagem quantiqualitativa, que teve por objetivo avaliar, sob o prisma da Psicanálise, como é desenvolvida a relação professor-aluno numa escola pública do município de Aguiar, Estado da Paraíba. Pode-se verificar que todos os docentes entrevistados possuem um significativo conhecimento sobre o que é Psicanálise, bem como quanto à sua importância para o processo educativo. As análises dos discursos dos sujeitos entrevistados permitiram concluir que tanto os professores quanto os alunos reconhece a importância da parceria família-escola para o bom desempenho do processo educativo, bem como quanto à importância da afetividade na relação professor-aluno. Conclui-se que na concepção dos professores entrevistados o desenvolvimento da afetividade é fator por demais importante para a construção da relação professor-aluno e que esta é primordial para que a aprendizagem ocorra. Entre os alunos, existe o entendimento de que quando o professor é bom, facilita a convivência em sala de aula e que esta condição, também é um dos fatores que faz da escola algo interessante.

 

Palavra-chave: Relação Professor-Aluno. Transferência.  Aprendizagem.  Contributos da Psicanálise.

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Biografia do Autor

Francisca Lima de Andrade Honorato, UNIDERC

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino, licenciada em Geografia, especialista em

Psicopedagogia (FIP) e mestre em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde, pela UNIDERC

Aurivânia Farias da Silva

Docente, mestre e doutora em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde, pela UNIDER

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Publicado

2015-01-25

Como Citar

Honorato, F. L. de A., & Silva, A. F. da. (2015). Avaliando a relação professor-aluno na aprendizagem de uma escola pública do. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 51–57. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3155