O Estudante-monitor e suas percepções da Monitoria de Ensino na disciplina Parasitologia

Autores

  • Rogenaldo de Brito Chagas UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ana Carolina Soares Dias Chagas SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6247

Palavras-chave:

Monitoria, Experiência, Docência, Saúde

Resumo

A Reforma Universitária Brasileira instituiu os Programas de Monitoria e a função de monitor através da Lei nº 5.540/68. Desde então a função de monitor sofreu diversas alterações por meio dos Decretos nº 64.086/69; 66.315/70; 68.771/71; 85.862/81 e Lei 9.394/96. Discutir a monitoria de ensino nos cursos de saúde, é salutar pois, ela auxilia na formação dos profissionais desta área. Este trabalho refletiu a monitoria de ensino a partir das concepções dos estudantes que desempenham esse trabalho nas disciplinas Parasitologia Humana e Clínica, ofertados aos alunos dos cursos de farmácia, nutrição e enfermagem do Departamento de Ciências da Vida-UNEB. Participaram da pesquisa seis monitores que atuaram na monitoria entre 2015.2-2018.1. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do Termo Livre Esclarecido e um questionário online, que foi respondido pelo monitor. Procedeu-se a análise estatística descritiva, a análise do conteúdo e uma análise heurística com elaboração de nuvens de palavras. Os estudantes-monitores significaram a monitoria de ensino, o papel do professor e do monitor de maneira muito próxima ao paradigma atual, embora, haja elementos ausentes e estabeleça entre eles uma relação hierarquizada. Definiram a monitoria de ensino como uma modalidade em que o monitor contribui com o ensino-aprendizagem, auxiliando o professor, ajudando os colegas; sentiram-se realizados com o seu trabalho, esperavam serem mais solicitados pelos alunos da turma, porém desenvolveram aspectos correlacionados à autonomia, autoavaliação, experimentaram a prática docente, aprofundaram os conteúdos e vivenciaram novas relações com o professor e como os alunos

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Biografia do Autor

Rogenaldo de Brito Chagas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, AREA DE BIOLOGIA E SAUDE

LATTES http://lattes.cnpq.br/1434411608116848

Ana Carolina Soares Dias Chagas, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DOCENCIA

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Chagas, R. de B., & Chagas, A. C. S. D. (2018). O Estudante-monitor e suas percepções da Monitoria de Ensino na disciplina Parasitologia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(4), 30–40. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6247

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