Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.8697

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa,  o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.

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Biografia do Autor

Rogenaldo de Brito Chagas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus I Salvador/Bahia

Biólogo pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA), Mestre em Ciências Animal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB-BA), doutorando em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-BA), professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus I Salvador/Bahia

 

Ana Carolina Soares Dias Chagas, Secretaria Municipal de Educação de Salvador, Bahia

Graduada em Pedagogia e Especialista em Planejamento e Gestão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA), campus I Salvador/Bahia

Suelen Guedes Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA), campus I Salvador/Bahia

Graduanda em Enfermagem, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA), campus I Salvador/Bahia

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Chagas, R. de B., Chagas, A. C. S. D., & Souza, S. G. (2022). Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(1), 46–57. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.8697

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