Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia

Autores

  • Paula Cristina de Sousa Silva Faculdade Santa Maria
  • Juliane Carla Medeiros de Sousa Faculdade Santa Maria - FSM
  • Emanuely Rolim Nogueira Faculdade Santa Maria - FSM
  • Milena Nunes Alves de Sousa Faculdades Integradas de Patos - FIP http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Elisangela Vilar Assis Faculdade Santa Maria, Cajazeiras
  • Michel Jorge Dias Faculdade Santa Maria - FSM

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6943

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Condições de saúde. Ensino superior. Estudantes.

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a qualidade de vida e as condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa de cunho analítico-descritivo. O estudo foi composto por 100 estudantes do curso de fisioterapia, a amostra se deu por conveniência e de forma aleatória. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo dados sobre o perfil sociodemográfico e condições de saúde. Foi utilizado o questionário Short Form-36 (SF-36) e o Self Report Questionnaire (SQR-20) para avaliação da saúde mental. Observou o predomino de sexo feminino (85%), faixa etária de 18 a 25 anos (81%) e solteiros (89%), não fumantes (95%), que consomem bebidas alcoólicas (50%), realizam atividade física (64%) e apresentando alterações na coluna vertebral (27%). Sobre a qualidade de vida, os domínios que apresentaram maiores percentuais foram os aspectos funcionais com a média de 97,8 e os aspectos emocionais com 97,3. De acordo com os índices encontrados da SRQ-20, o valor total do escore encontra-se com média 5, e os intervalos de confiança se situando entre 4,3 e 5,7, indicando assim, os estudantes de fisioterapia não apresentam transtornos mentais comuns. O estudo verificou que os discentes apresentam problemas relacionados à sua condição de saúde, indicando que esses estudantes apresentam qualidade de vida comprometida. Sobre os transtornos mentais, os resultados indicam que os participantes não apresentam nenhum tipo de transtorno ou distúrbio psiquiátrico que possa trazer prejuízos na aprendizagem dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina de Sousa Silva, Faculdade Santa Maria

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Santa Maria – FSM, Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Juliane Carla Medeiros de Sousa, Faculdade Santa Maria - FSM

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Santos, Santos, São Paulo. Docente da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Emanuely Rolim Nogueira, Faculdade Santa Maria - FSM

Fisioterapeuta. Mestranda em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Docente da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Milena Nunes Alves de Sousa, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Enfermeira. Doutora em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca, Franca, São Paulo. Docente das Faculdades Integradas de Patos, Patos, Paraíba.

Elisangela Vilar Assis, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR, graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa.

Michel Jorge Dias, Faculdade Santa Maria - FSM

Fisioterapeuta. Mestre em saúde coletiva pela Pontifícia Universidade Católica de Santos. Docente do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Referências

ALFREDO, P. P et al. Avaliação da qualidade de vida e estresse em acadêmicos do curso de Fisioterapia. J Health Sci Inst. v. 34, n.4, p. 224-30. 2016.

ARTIGAS, S. J et al. Percepção da Qualidade de Vida em Universitários: Comparação entre Períodos de Graduação. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR. Umuarama, v. 21, n. 2, p. 85-91, maio/ago. 2017.

BACCHI, C. A. et al. Avaliação da qualidade de vida, da dor nas costas, da funcionalidade e de alterações da coluna vertebral de estudantes de fisioterapia. Motriz, Rio Claro, v.19 n.2, p.243-251, abr./jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário oficial da união, 13 de junho de 2012.

CARDOSO, L.O. et al. Uso do Método Grade of Member ship na Identificação de Perfis de Consumo e Comportamento Alimentar de Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. Cad Saúde Pública. v.27, n.2, p.335-346, 2011.

COSTA, P. H. V et al. Nível de Atividade Física e Qualidade de Vida dos Estudantes de Fisioterapia de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas. v.1, n.2, p.46-53, 2018.

GOMES, G.; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Critica, v. 26, n. 4, p. 780- 789, 2013.

GOMES NETO, M.; SAMPAIO, G. S.; SANTOS, P. S. Frequência e fatores associados a dores musculoesqueléticas em estudantes universitários. Revista Pesquisa em Fisioterapia. v.6, n.1, p.26-34, 2016.

GUIMARÃES, M.R.; BATISTA, A.M.O.; SANTOS, I.M.S. Estilo de vida e fatores associados entre estudantes universitários. Rev enferm UFPE on line, v.11, p.3228-35, 2017. Suplemento 8.

GUIRADO, G.M de P.; PEREIRA, N. M. P. Uso do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para determinação dos sintomas físicos e psicoemocionais em funcionários de uma indústria metalúrgica do Vale do Paraíba/SP. Cad. Saúde Coletiva. v.24, n.1, p.92-98, 2016.

HARDING, T.W et al. Mental disorders in primary health care: a study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychol Med. v.10, n.2, p.231-41, 1980.

LANGAME, A. P. et al. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Rev. Brasileira em Promoção da Saúde, v.29, n. 3, p. 313-325 ,2016.

MARI, J.; WILLIANS, P. A. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ20) in primary care in the city of Sao Paulo. The British Journal of Psychiatry, v. 148, n. 1, p. 23-26, 1986.

MEDEIROS, P. P.; BITTENCOURT, F.O Fatores associados à Ansiedade em Estudantes de uma Faculdade Particular. Rev. Psic. v.10, n. 33, p.43-55, 2017.

MENDES, M.L.M et al. Hábitos alimentares e atividade física de universitários da área de saúde do município de Petrolina-PE. Actas de saúde coletiva, Brasília, v.10, n.2, p.205-217, jun, 2016.

MORAIS, M.L.; SILVA, V.K.O.; SILVA, J.M.N. Prevalência e fatores associados a dor lombar em estudantes de fisioterapia. Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Br J Pain. v.1, n.3, p-241-7, 2018

OLIVEIRA, H. F et al. Estresse e Qualidade de Vida de Estudantes Universitários. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida. v.7, n. 2, p.1-8, 2015.

PANDOVANI, R. C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista brasileira de terapias cognitivas. v.10, n.1, p.2-10, 2014.

PARO, C. A.; BITTENCOURT, Z. Z. L de C. Qualidade de Vida de Graduandos da Área da Saúde Quality of Life of the Undergraduate Health Students. Revista brasileira de educação médica. v.37, n.3, p.365-375, 2013.

PIMENTA, F. A. P et al. Avaliação da qualidade de vida de aposentados com a utilização do questionário SF-36. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 54, p. 55-60, 2008.

ROCHA, V. M; FERNANDES, M. H. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. J. bras. psiquiatr. v.57, n.1, pp.23-27, 2008.

SALGADO, R. D C et al. Qualidade de Vida do Estudante Trabalhador. Revista Somma Teresina, v.2, n.2, p.35-46, 2016.

SANTOS, A. K. G. V. et al Qualidade de Vida e Alimentação de Estudantes Universitários que moram na Região Central de São Paulo, sem a Presença dos Pais ou Responsáveis. Rev. Simbio-Logias, v.7, n.10, p.3-12, 2014.

SILVA, E.C.; HELENO, M.G.V. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários. Revista Psicologia e Saúde, v. 4, n.1, p. 69-76, 2012.

SOUZA, D. C de. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, 2017.

TASSINI, C. C. et al. Avaliação do Estilo de Vida em Discentes Universitários da Área da Saúde através do Questionário Fantástico. International Journal of Cardiovascular Sciences. v.30, n.2, p.117-122, 2017.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Silva, P. C. de S., de Sousa, J. C. M., Nogueira, E. R., Sousa, M. N. A. de, Assis, E. V., & Dias, M. J. (2019). Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 10–17. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6943

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>