Representação cartográfica temporal dos casos de dengue na sede do município de Catu-Bahia-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7652

Palavras-chave:

Cartograma, SIG, dengue, Aedes aegypti

Resumo

No Brasil, os casos registrados de ocorrências de dengue vêm crescendo alarmantemente nos últimos anos devido principalmente à adaptação de seu transmissor (Aedes aegypti) aos ambientes urbanos. O controle da doença tem sido uma busca constante dos órgãos de saúde do país, por meio de conscientização da população na eliminação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da larva do mosquito transmissor, como vasos de plantas, caixas de água, garrafas e outros possíveis criadouros. O Ministério da Saúde orienta que todo caso suspeito de dengue seja notificado à vigilância epidemiológica de cada município. Neste trabalho, foi mapeado casos de notificação de dengue por meio de cartogramas em ambiente SIG, espacializando as notificações e seu comportamento temporal nos anos de 2014 e 2015 na cidade de Catu-Bahia-Brasil. Nesta pesquisa observa-se a eficiência e importância dos trabalhos realizados pelos agentes epidemiológicos no município em estudo e também a conscientização da comunidade catuense quanto à necessidade de controle e combate ao transmissor da dengue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Andrade Arnaut, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Graduada em Engenharia de Agrimensura, especialista em Geotecnologias e mestre em Engenharia Cartográfica.

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu, na área de Agrimensura, e doutoranda em Geografia (Universidade de Coimbra).

Antonio José Prado Martins Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Graduado em Engenharia de Agrimensura e mestre em Engenharia de Transportes.

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu, na área de Agrimensura.

Referências

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: diagnóstico e manejo clínico. 2002. 28p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/dengue_manejo_clinico.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2014.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=290750&search=bahia|catu|infograficos:-dados-gerais-do-municipio>. Acesso em: 12 jan. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) para vigilância entomológica do Aedes aegypti no Brasil: metodologia para avaliação dos índices de Breteau e Predial e tipo de recipientes. 2013. 84p.: il. ISBN 978-85-334-1999-5. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_liraa_2013.pdf>. Acesso em: 8 out. 2019.

CATU. Prefeitura Municipal de Catu. Lei Complementar Nº 001, de 10 de julho de 2008. Institui o Plano Diretor Urbano do Município de Catu, os mecanismos de sua gestão e dá outras providências.

FIOCRUZ. Instituto Oswaldo Cruz. A dengue em números. 2008. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=573&sid=32>. Acesso em: 8 out. 2019.

OLIVEIRA, Céurio. Dicionário Cartográfico, 2ªed. IBGE. Rio de Janeiro, 1993, 645p.

PORTAL BRASIL. Período chuvoso aumenta criadouros de Aedes aegypti. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/periodo-chuvoso-aumenta-criadouros-de-aedes-aegypti>. Acesso em: 31 mai. 2017.

SOUZA, Sócrates Siqueira de; SILVA, Ionizete Garcia da; SILVA, Heloísa Helena Garcia da. Associação entre incidência de dengue, pluviosidade e densidade larvária de Aedes aegypti, no Estado de Goiás. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v43n2/09.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

Arnaut, A. A., & Santos, A. J. P. M. (2020). Representação cartográfica temporal dos casos de dengue na sede do município de Catu-Bahia-Brasil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 29–36. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7652

Edição

Seção

Artigos