Proposta de um sistema especialista para identificação de transtornos alimentares

Autores

  • Maria Rita da Nóbrega Balbino
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Tiago Bezerra de Sá de Sousa Nogueira
  • Pablo Ribeiro Suárez
  • Larissa de Araújo Batista Suárez
  • Marcus Túlio Caldas

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7842

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Transtorno Alimentar.

Resumo

A inteligência Artificial tem se tornado a área mais promissora para o desenvolvimento de novas tecnologias. Em especial, sistemas especialistas, que incorporam conhecimento de peritos humanos e são capazes de buscar correlações e causalidade entre dados, são relevantes na obtenção de diagnósticos de transtornos psicológicos, tais como dos transtornos alimentares. Os transtornos alimentares se apresentam cada vez mais comuns na sociedade pós-moderna que valoriza de maneira contundente a imagem física, e sem ferramentas e/ou popularização do tema, o seu diagnóstico é relativamente difícil. Com isto em mente, desenvolve-se no presente trabalho uma proposta de sistema especialista a fim de auxiliar profissionais da área da psicologia e nutrição nos diagnósticos de Transtorno Alimentar - TA, além de realizar um levantamento bibliográfico sobre os tipos de transtornos alimentares; gerar uma base de conhecimento com os principais sinais e sintomas de TA com base no DSM –V e desenvolver um protótipo para auxiliar na tomada de decisão de diagnósticos relacionados a estes transtornos. Para tal, iniciou-se este trabalho com uma pesquisa bibliográfica, formando a base de conhecimento, utilizando-se desta para implementação própria do Sistema Especialista – SE. Buscando fazê-lo de maneira simplificada, fez-se uso de um software chamado ExpertSINTA, este permite o desenvolvimento de um SE de maneira muito rápida, tendo em vista sua interface que se comunica facilmente com o usuário especialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira, Administradora e Turismóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutorado e Pós-Doutorado em Promoção de Saúde. Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Referências

Bauman Z. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar; 2014.

Baracat M, Baracat J. A influência social e cultural da idealização do corpo perfeito através dos meios de comunicação e seu impacto na formação da imagem corporal. Revista Científica Eletrônica de Psicologia. 2016;26:1-11.

Appolinario JC. Claudino AM. Transtornos alimentares. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000;2(2): 28-31.

Silva JRR. As tecnologias da informação e comunicação no ensino de Geografia: formação e prática docente. Uberlândia: UFU;2015.

Vieira M. Saúde Paidéia. Trab. Educ. Saúde.2004;2(1):210-211.

Binet A, Simon T. The development of intelligence in children: The Binet-Simon Scale. Williams & Wilkins Company; 1916.

Goldschmidt R, Passos E. Data Mining. Elsevier Brasil; 2015.

Mendes RD. Inteligência artificial: sistemas especialistas no gerenciamento da informação. Ci. Inf.1997;26(1).

Linehan MM, Armstrong HE, Suarez A, Allmon D, Heard HL. Cognitive-behavioral treatment of chronically parasuicidal borderline patients. Arch Cen Psychiatry. 199; 49:1060-1064.

Coelho NL, Tourinho EZ. O conceito de ansiedade na análise do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. 2008;21(2):171-178.

Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2003.

American Psychiatric Association (DSM-V). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Luger GF. Inteligência Artificial. Estruturas e Estratégias para a solução de Problemas Complexos. 4ª ed. Bookman; 2004.

Expert Sinta. Manual do usuário, desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará. UFC; 1998.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Rita da Nóbrega Balbino, M., Sousa, M. N. A. de, Bezerra de Sá de Sousa Nogueira, T., Ribeiro Suárez, P., de Araújo Batista Suárez, L., & Túlio Caldas, M. (2020). Proposta de um sistema especialista para identificação de transtornos alimentares. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 117–126. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7842

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>