Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8348

Palavras-chave:

Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.

Resumo

A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costa, IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Estudante de Licenciatura em Física.

Downloads

Publicado

2020-11-14

Como Citar

e Costa, J. M. de A., de Brito, A. C., de Oliveira, A. N., & Lavor, O. P. (2020). Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 113–118. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8348

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)