Cuidados em saúde mental e atenção psicossocial: Avaliando novas estratégias educacionais em tempos de pandemia no Ceará

Autores

  • André Luís Bezerra Tavares Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Albertina Antonielly Sydney de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Viviane Nóbrega Gularte Azevedo Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Ana Josiele Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,Ceará
  • Cleyson Carvalho Cândido Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,Ceará
  • Sandra Fortes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação a Distância, Saúde Mental, Atenção Psicossocial

Resumo

OBJETIVO: Objetivou-se descrever e discutir a estratégia educacional de aperfeiçoamento virtual do projeto educacional SMAPS-CE dos anos de 2021 a 2022. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, quantitativo, desenvolvido a partir da coleta e análise de dados extraídos da plataforma Sistema Acadêmico de Gestão Unificada e do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Saúde Pública do Ceará, assim como dados dos formulários de inscrição do Google Forms. RESULTADOS: A capacitação foi estruturada em três módulos: 1) Introdução ao curso; 2) Clínico (básico e avançado) e 3) Território, saúde mental e atenção psicossocial, com um total de nove unidades de aprendizagem e carga horária de 180 horas a serem desenvolvidas no período de quatro a seis meses. As turmas foram compostas por dois terços de profissionais de saúde de nível superior da atenção primária e um terço de profissionais da área de saúde mental, além de gestores, de acordo com pactuação prévia com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Considerando o total de inscritos, cerca de 68,92% finalizaram a oferta entre aprovados e reprovados. Em relação às categorias profissionais, foram aprovados cerca de 55% profissionais médicos e enfermeiros, quando se ofertou 70% das vagas apenas para médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao se incorporar o método híbrido no processo de formação do SMAPS-CE, aceitou-se o desafio de simultaneamente romper com modelos tradicionais de ensino e buscar construir novos caminhos para as ações da educação permanente em saúde mental no Ceará. Diversas estratégias foram adotadas para o desenvolvimento de competências profissionais, ampliando ainda o período da oferta do curso. Em momento oportuno, as alterações na proposta serão avaliadas e comparadas às demais, como forma de compreender e seguir aperfeiçoando a proposta pedagógica do projeto.

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Biografia do Autor

André Luís Bezerra Tavares, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará

Médico, Psiquiatra, Médico de Família e Comunidade, Mestre em Saúde Pública, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Albertina Antonielly Sydney de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestre em Ciências Fisiológicas, Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil

Viviane Nóbrega Gularte Azevedo, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará

Enfermeira, Fisioterapeuta, Mestre em Enfermagem, Bolsista da Escola de Saúde Pública do Ceará Fortaleza, Ceará, Brasil

Ana Josiele Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,Ceará

Bibliotecária, Especialista em Designer Instrucional, Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Mestre em Telessaúde, Fortaleza, Ceará, Brasil

Cleyson Carvalho Cândido, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis, Fortaleza, Ceará, Brasil

Sandra Fortes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psiquiatra, professora adjunta, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM/UERJ), Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Tavares, A. L. B., Sousa, A. A. S. de, Azevedo, V. N. G., Coutinho, A. J. F., Cândido, C. C., & Fortes, S. (2023). Cuidados em saúde mental e atenção psicossocial: Avaliando novas estratégias educacionais em tempos de pandemia no Ceará. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 123–131. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9593

Edição

Seção

Artigos