Exame clínico objetivo estruturado sob a percepção de discentes do curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9736

Palavras-chave:

Avaliação, Competências clínicas, Habilidades médicas, OSCE

Resumo

O OSCE é uma metodologia para avaliação de competências clínicas a partir da observação direta do desempenho e interação do médico/estudante/paciente, ao longo de um conjunto de estações. Todo processo de ensino baseado no aluno precisa refletir a satisfação discente sobre o formato de avaliação. Assim, o estudo objetivou avaliar a percepção discente sobre a ferramenta OSCE. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e exploratória com dados coletados por questionário semiestruturado. A amostra foi constituída por 40 discentes do 9º período de Medicina. O OSCE foi realizado no Centro de Simulação Realística e seu circuito constituído por duas estações de Saúde Coletiva e duas de Urgência e Emergência, replicadas três vezes. Após a avaliação, os alunos responderam o instrumento contendo 32 questões. As questões permearam as percepções dos avaliados sobre o OSCE, as estações, os avaliadores, o processo avaliativo, quanto ao aprendizado e os sentimentos pós avaliação. Os dados foram tabulados e aplicada a distribuição de frequência absoluta e relativa. Os resultados mostram que na percepção geral sobre a ferramenta houve uma frequência de 50% sobre a consciência dos participantes em relação à importância desta avaliação para o aprendizado. Já com relação à percepção sobre as estações do OSCE, e sua assertiva “o emocional interfere no rendimento” apresentou 75% de concordância. A palavra ansiedade foi a que mais prevaleceu. Os resultados permitem concluir uma tendência positiva na percepção do método em avaliar de forma clara o aprendizado, contudo, o estado emocional compromete o rendimento durante a avaliação.

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Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Bolina, Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Bióloga pelo ILES/ULBRA Itumbiara, Mestre em Agronomia pela UTFPR Pato Branco e Doutora em Agronomia pela UNESP de Botucatu. Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

Patrícia Roberta dos Santos , Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Fisioterapeuta, mestre em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

Débora Vieira, Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Fisioterapeuta, mestre em Biologia Molecular e Funcional pelo Instituo de Biologia (UNICAMP) e Doutora em Ciências pela Engenharia Biomédica/Neuroengenharia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

Herbert Cristian de Souza, Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Graduado em Administração de empresas e em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo, Mestre em Ciências pela Universidade de Franca e Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

Raphaela Alves Vilela Garcia, Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Enfermeira pela Faculdade Santa Rita de Cássia e Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

Rafaela Miranda Proto Pereira, Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goi´ás

Médica pela Fundação UNIRG, Mestre em Saúde da Família (PROFSAUDE) e doutoranda em Psicologia pela PUC-Goiás. Docente da Faculdade de Medicina IMEPAC Itumbiara, Itumbiara, Goiás

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Bolina, C. de O., Santos , P. R. dos, Vieira, D., Souza, H. C. de, Garcia, R. A. V., & Pereira, R. M. P. (2023). Exame clínico objetivo estruturado sob a percepção de discentes do curso de medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 163–170. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9736

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