Impacto do projeto integrador na percepção do aluno do curso de farmácia de uma Universidade do Alto Tiete na sua formação profissional

Autores

  • Eduardo Filoni Centro Universitário Braz Cubas, São Paulo
  • Vera Lucia Alves Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo
  • Sueli Yrikuo Yoshida Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9841

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, metodologia ativa, metodologia inovadora

Resumo

A reforma curricular nos cursos de Farmácia trouxe novas formas de organização do conhecimento, tornando os currículos flexíveis e adaptados às mudanças exigidas pelo mercado de trabalho que requer um profissional com maior abrangência e responsabilidade adaptadas a tecnologia e focado na continuidade da formação profissional. Assim, a grade curricular do curso de farmácia da Universidade passou a concentrar suas atividades na formação do farmacêutico generalista crítico, reflexivo e humanista. Para isso, as iniciativas voltaram-se para criação de um projeto integrador que se baseou no caráter legal para estruturação da grade curricular do curso e na reforma da metodologia que passou a ser ativa, transformando o estudante membro ativo no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto do projeto integrador na percepção do aluno do curso de farmácia de uma universidade particular do Alto do Tiête, no Estado de São Paulo.(informar de forma indireta, a cidade ou o estado). Para coleta de dados foi realizada entrevista com 120 estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso. Essa continha questões para caracterização do sujeito e percepção dos entrevistados quanto a metodologia aplicada no curso. Resultados: O projeto integrador como metodologia ativa de ensino demonstrou ser importante ferramenta para o aprendizado, na visão do aluno, motivou o senso de pesquisa, favoreceu sua autonomia e desenvolvimento crítico frente a situações individuais e coletivas. Houve impacto positivo na percepção do aluno sobre seu aprendizado com a aplicação do projeto integrador. Com o estudante sendo integrante ativo no processo de aprendizagem para melhorar as habilidades orientadas no curso de farmácia.

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Biografia do Autor

Sueli Yrikuo Yoshida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo

Doutora em Ciências, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Filoni, E., Alves, V. L., & Yoshida, S. Y. (2023). Impacto do projeto integrador na percepção do aluno do curso de farmácia de uma Universidade do Alto Tiete na sua formação profissional. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 901–906. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9841

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