Ensino centrado no residente: experiência do round multidisciplinar como estratégia pedagógica de formação do residente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10246

Resumen

Introdução: Utilizando como estratégia o ensino centrado no residente, houve a construção de uma ação educacional mais adequada para atender à necessidade vivenciada: o “round”, que mostra-se consideravelmente eficaz, aliando teoria e prática, num ambiente com liberdade para troca de experiências, conhecimentos e pareceres próprios de cada área, a fim de alcançar as melhores intervenções. Objetivo: Descrever a implementação do round multidisciplinar, através da construção de estratégias para melhoria do trabalho interdisciplinar e das práticas colaborativas para atendimento dos usuários. Método: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência de um hospital filantrópico de grande porte da cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Resultados: No período de março a agosto de 2023, foram realizados encontros semanais de equipe em formato de round multidisciplinar, utilizando a estratégia de ensino centrado no residente. Através das abordagens realizadas identificou-se a importância das discussões direcionadas em equipe para o alcance de metas, tendo estes um impacto direto na qualidade da assistência prestada, no cuidado ao paciente e na melhoria da comunicação efetiva. Conclusão: No âmbito da saúde, a estratégia do round multidisciplinar com o ensino centrado no residente oportunizou a construção de conhecimento com protagonismo e crítica. A atuação da preceptoria favoreceu a construção do saber de forma interdisciplinar, rompendo com o modelo tradicional de ensino, ofertando benefício aos pacientes atendidos, com uma abordagem integrada e personalizada para o tratamento de suas condições de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-02

Cómo citar

Santos, C. R. A. dos, Costa, F. B., Alemães, F. R. dos S., Moreira, M. P., Bandeira, M. M., & Nalim, R. V. de S. N. (2024). Ensino centrado no residente: experiência do round multidisciplinar como estratégia pedagógica de formação do residente. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 920–925. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10246

Número

Sección

ARTÍCULOS