Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes médicos e não médicos

Autores/as

  • Bárbara Nogueira Palmieri Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Cassio Matos da Silva Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Matheus de Castro Souza Perez Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10257

Resumen

Introdução: o feedback como ferramenta de avaliação, associado a comunicação assertiva, contribuem para avaliar o desempenho e colaborar na construção do crescimento pessoal e profissional do residente. Objetivo: analisar como a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos. Método: revisão sistemática com uso das estratégias PICO para pergunta de pesquisa e PRISMA para seleção dos artigos via bases de dados MEDLINE/PubMed e BVS, com filtro nos últimos 10 anos, em inglês e português. Resultados: dos 33 estudos encontrados, quatro foram selecionados para compor a revisão. Desenvolver habilidades de comunicação e promover feedback bilateral são essenciais para favorecer a relação entre tutor e residente, evitar hierarquização e permitir que o estudante tenha papel ativo no seu aprendizado. Barreiras como restrição de tempo, rotatividade de preceptores e curva de aprendizagem podem ser minimizadas por meio do uso de modelos de feedback, como R2C2 e Ask-Respond-Tel. Conclusão: a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos por, em suma, promover feedback bilateral, podendo-se fazer uso de estratégias e ferramentas para minimizar as barreiras de comunicação. São necessários mais estudos sobre comunicação eficaz em feedback, especialmente em residências multiprofissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-02

Cómo citar

Palmieri, B. N., Silva, C. M. da, & Perez, M. de C. S. (2024). Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes médicos e não médicos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 931–936. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10257

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a