Escolas pública verso privada: saberes de adolescentes sobre os métodos contraceptivos

Autores/as

  • Taciane Saraiva de Oliveira Andrade UFCG
  • Alba Rejane Gomes de Moura Rodrigues
  • Ewerton José de Souza Maciel
  • Rogéria Monica Seixas Xavier de Abreu

Resumen

O conhecimento dos adolescentes sobre a contracepção tem sido observado por muitos, pois o índice de relação sexual precoce, gravidez indesejada e não planejada e DSTs tem aumentado nos últimos tempos. O presente estudo objetivou investigar o conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos e analisar e comparar o conhecimento sobre os métodos contraceptivos dos alunos da escola pública com a escola privada. Esta é uma pesquisa do tipo exploratória descritiva com abordagem quantitativa, realizado no município de Brejo do Cruz – PB, a população deste estudo foi composta por adolescentes de 15 à 18 anos inseridos nas escolas pública e privada do município de Brejo do Cruz - PB, a amostra foi de sessenta adolescentes, 30 de cada escola, onde foi utilizado para coleta de dados um questionário, dividido em 02 partes, constando na 1ª os dados sócio demográficos dos adolescentes e na 2ª parte, os dados referentes ao objeto do estudo. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos adolescentes é solteiro(a), mora com os pais ou parentes, e é católico(a). Os entrevistados revelam que todos têm conhecimento sobre a temática e a maioria recebe informações nas escolas, sabe a função e os tipos de contracepção. Consideramos este estudo relevante, uma vez que possibilitará um melhor interesse das escolas quanto às informações sobre contracepção e sexualidade, visando cada vez mais uma maior qualidade de vida e saúde para os adolescentes.

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Publicado

2015-10-05

Cómo citar

Andrade, T. S. de O., Rodrigues, A. R. G. de M., Maciel, E. J. de S., & Abreu, R. M. S. X. de. (2015). Escolas pública verso privada: saberes de adolescentes sobre os métodos contraceptivos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2), 43–49. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3659

Número

Sección

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